Topo

Você sabe o que aconteceu no último episódio de "Chaves"?

Seriado teve seu episódio final exibido no México em 1980; por aqui, capítulo acabou se misturando aos demais devido ao estilo de transmissão adotado - Reprodução
Seriado teve seu episódio final exibido no México em 1980; por aqui, capítulo acabou se misturando aos demais devido ao estilo de transmissão adotado Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

06/07/2017 04h00

Afinal, qual foi o último episódio de "Chaves"? Essa questão não é tão simples de se responder, especialmente para o público brasileiro, já que o seriado transmitido pelo SBT desde 1984 não teve seus capítulos exibidos na ordem original.

Salvo algumas situações de episódios efetivamente ligados entre si - caso da viagem à Acapulco -, a grande maioria dos episódios chegou ao público de maneira completamente aleatória.

Sendo assim, é possível se basear somente na exibição original mexicana. Ao todo, "Chaves" teve 312 episódios, exibidos originalmente entre 26 de fevereiro de 1973 e 7 de janeiro de 1980 - alguns deles não foram transmitidos em outros países além do México. Passado esse período, a Televisa - emissora mexicana que exibia o seriado - decidiu que "Chaves" não teria mais um horário próprio em sua grade, se tornando um mero quadro do programa "Chespirito".

Ou seja: é possível considerar que, da forma como ficou famoso, "Chaves" teve seu último episódio no início de 1980. A partir dali, o que houve foi uma tentativa de dar uma sobrevida aos personagens da série - o que, no Brasil, acabou se chamando "Clube do Chaves". 

O fim melancólico

Esse último episódio foi "A máquina de lavar" (também chamado de "Antes um tanque funcionando do que uma lavadora encrencada" no Brasil, em sua redublagem), que fechou a sétima temporada do seriado no México. É um episódio como qualquer outro e, curiosamente, foi exibido no Brasil durante o primeiro ano de "Chaves" por aqui.

Último episódio de Chaves - Reprodução - Reprodução
Último episódio que foi ao ar no México mostra a mais recente aquisição de Dona Florinda: uma máquina de lavar, ostentação diante dos demais moradores da vila
Imagem: Reprodução

Nele, Dona Florinda resolve comprar uma máquina de lavar roupas para não precisar disputar o tanque da vila com Dona Clotilde e Dona Neves - a bisavó da Chiquinha. O eletrodoméstico desperta a curiosidade os moradores e, claro, Chaves dá um jeito de causar problemas ao tentar mexer nele, incluindo transformar o chapéu do Professor Girafales em uma "panqueca".

Além dos personagens citados, também participaram do episódio Chiquinha e Jaiminho.  

Chaves - elenco final - Reprodução - Reprodução
Apenas esses atores participaram do último episódio do seriado; última temporada de "Chaves" teve a saída de atores importantes, o que gerou um declínio da série
Imagem: Reprodução

Série em declínio

A sétima temporada de "Chaves", exibida entre 1979 e 1980, teve 50 episódios, sendo o primeiro o famoso "Vamos ao Cinema?", que originou bordões como "Seria melhor ter ido ver o filme do Pelé". Nesse período, porém, a série já se encontrava em declínio.

Um desentendimento entre Roberto Gómez Bolaños (o Chaves e idealizador do seriado) e Carlos Villagrán (que interpretava o Quico) no final de 1978 fez com que toda a temporada não tivesse a presença do icônico personagem - a desculpa usada na série era de que Quico teria ido morar com uma parente rica.

Em seguida, outra baixa sentida foi a de Ramón Valdés, o Seu Madruga. Ele abandonou o seriado para trabalhar ao lado de Villagrán. Sem Quico e Seu Madruga, Bolaños acabou criando outras situações e cenários, como o restaurante da Dona Florinda. De quebra, Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, acabou acumulando um outro papel: a de Dona Neves, sua própria bisavó, criada para evitar que Chiquinha ficasse morando sozinha após seu pai "viajar para encontrar um emprego e só voltar quando estivesse rico".

Chaves Seu Madruga e Quico - Reprodução - Reprodução
Após desavenças, Carlos Villagrán e Ramón Valdés acabaram rompendo com Roberto Bolaños e saíram de "Chaves"; a partir daí, o seriado nunca mais foi o mesmo
Imagem: Reprodução

Ironicamente, os episódios que antecederam esse último acabaram tendo um ar de despedida muito mais convincente. Trata-se das quatro partes de "Os Hóspedes do Sr. Barriga", um especial natalino no qual os personagens passam juntos as festas de final de ano. Outras passagens do seriado, como a visita a Acapulco e o "Festival da Boa Vizinhança" também cumpririam bem esse papel. 

O fato de "Chaves" ter sido transmitido no Brasil de maneira aleatória (e infinita) também acabou diminuindo o impacto e a melancolia desse último episódio, fazendo com que ele ficasse "camuflado" entre os demais da série. A partir de agora, porém, quando você estiver assistindo a alguma reprise e se deparar com esse capítulo derradeiro já poderá ter certeza de que "Chaves", da forma com a qual foi concebido - com episódios independentes de outros programas -, acabou ali.