Topo

Diretor compara "Uncharted" e "Star Wars": "Há muita história para contar"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

24/08/2017 16h37

"Lost Legacy" é o primeiro game da série sem Nathan Drake.

O recém-lançado "Uncharted: Lost Legacy" é o primeiro game da série de ação e aventura sem o protagonista Nathan Drake no papel principal. A aventura, mais consisa do que "Uncharted 4", tem uma dupla inusitada no centro do palco: Chloe Frazer e Nadine. E funciona muito bem, sem dever nada aos jogos anteriores.

Falando ao UOL Jogos, o diretor criativo Shaun Escayg e o diretor do jogo, Kurt Margenau, explicaram que "Uncharted" não é sobre Nathan Drake. "O mundo de 'Uncharted' é um mundo de ladrões e aventureiros", disse Shaun. "É como o universo de 'Star Wars', com muitas histórias paralelas que podemos explorar".

Os desenvolvedores compararam "Uncharted" com "Star Wars", onde você tem as trilogias principais e "Rogue One", que conta uma história paralela, com outros personagens, mas relacionada com os personagens que os fãs conhecem.

Outras histórias

Antes de "Lost Legacy" começar a ser desenvolvido, a produtora Naughty Dog considerou várias opções para a aventura. "Pensamos em Sully e Sam", contam os diretores. "Ou apenas Sam Drake. Nadine". Até sequencias de 'flashbacks' onde você jogaria como o pirata Henry Avery nos cenários de "Uncharted 4" foram considerados pelos produtores. "Mas para o jogo que queríamos fazer, Chloe e Nadine eram a dupla ideal", explicaram. "Chloe é uma favorita dos fãs e do estúdio. Nadine tinha uma história pessoa que queríamos explorar mais".

Uncharted 4 - Sam e Sully - Reprodução - Reprodução
Antes de Chloe e Nadine em "Lost Legacy", a Naughty Dog considerou desenvolver uma aventura estrelada por Sully e pelo irmão de Nathan, Sam.
Imagem: Reprodução

Para o futuro, porém, a produtora não tem nenhum plano. "Lost Legacy" mesmo não deveria ser um jogo tão grande. O projeto nasceu como uma expansão para "Uncharted 4" e deveria ter cerca de 4 horas de duração, mas acabou ficando bem maior. "Somos muito ruins em calcular a duração dos nossos games".

Mundo aberto?

"Lost Legacy" levou um ano para ficar pronto e mesmo se baseando nas ideias e mecânicas de "Uncharted 4", trouxe alguns elementos novos. Um dos destaques é o estágio "Gates Ocidentais", que permite uma exploração mais livre do que qualquer outro momento da série, quase como em um jogo de mundo aberto.

"Era algo que queríamos tentar em 'Uncharted 4', mas a narrativa compelia o jogador a continuar avançando e indo para novos lugares", explicam. "Em 'Lost Legacy', há esse momento de exploração: Chloe e Nadine estão se conhecendo melhor e você tem que encontrar os lugares aonde precisa chegar. Então é um momento em que a história e a ação se encaixam nessa direção e aí o formato funciona".

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

Isso significa que futuros jogos da Naughty Dog seguirão nessa direção? Na verdade, não. Segundo os diretores de "Uncharted: Lost Legacy", o formato de mundo aberto não funciona bem para os jogos da Naughty Dog, que são muito orientados para a narrativa e grandes sequencias de ação.

Embora "Lost Legacy" tenha mostrado que "Uncharted" pode existir sem Nathan Drake e os diretores reconheçam que ainda há muitas histórias para contar nesse mundo, não há planos para um "Uncharted 5"... Por enquanto.

Exclusivo para PlayStation 4, "Uncharted: Lost Legacy" traz dublagem e legendas em português.