Topo

Mais do que conteúdo extra: carros clássicos fazem "F1 2017" brilhar

Mesmo com os clássicos chamando a atenção, o jogo ainda enfatiza a disputa do Mundial de Fórmula 1 de 2017 - e faz isso muito bem - Reprodução
Mesmo com os clássicos chamando a atenção, o jogo ainda enfatiza a disputa do Mundial de Fórmula 1 de 2017 - e faz isso muito bem Imagem: Reprodução

Rodrigo Lara

Do Gamehall

25/08/2017 04h00

Por que você para na frente da TV para assistir a uma etapa de Fórmula 1? Ou ainda, por que você gosta dessas corridas? Caso você seja fã da categoria e tenha entre 30 e 40 anos, é provável que tenha começado a assistir ao campeonato no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 e esta época provavelmente seria lembrada na resposta para as perguntas feitas no início deste parágrafo.

Nota - F1 2017 - Montagem/UOL - Montagem/UOL
O game foi testado no PlayStation 4
Imagem: Montagem/UOL

Os mais saudosistas irão além e dirão alguma expressão como "aquela época que era boa" e invariavelmente acabarão traçando algum paralelo entre os pilotos do passado, como Ayrton Senna, Alain Prost ou Nigel Mansell, e os astros da atualidade como Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Outros irão lembrar de como as corridas eram mais simples, o som mais visceral, os carros mais bonitos etc.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

Caso você faça parte deste grupo de pessoas e, mais do que assistir, goste de encarnar o piloto virtual, temos uma boa notícia: "F1 2017" é o jogo para você. A edição de 2017 do game oficial da Fórmula 1 traz, como de praxe, carros, pilotos e pistas atualizados em relação ao campeonato deste ano da categoria. Isso, por si só, é bacana, mas o game brilha de forma mais intensa ao olhar para o passado e fazer a alegria dos fãs mais antigos da principal competição do automobilismo mundial.

Saudosismo (nada) barato

Sim, falamos da presença de carros clássicos que, no game, passam longe de ser um mero enfeite ou argumento de marketing para vender o jogo. Há modelos icônicos das décadas de 1980, 1990 e dos anos 2000 que, cada um a seu modo, acabaram marcando a categoria. Quer pilotar a McLaren MP4/4 de 1988 que deu o primeiro título a Ayrton Senna, ou a Williams FW14B, um dos modelos mais tecnológicos e dominantes da história da categoria? Sim, você pode.

F1 2017 - McLaren - Reprodução - Reprodução
Que tal pilotar a McLaren que levou o brasileiro Ayrton Senna ao seu terceiro e último título mundial? Em "F1 2017", você pode
Imagem: Reprodução

A parte bacana é que eles se integram a praticamente todos os modos de jogo do game. Até mesmo no Carreira, quando o jogador tem a oportunidade de pilotar esses modelos em eventos especiais que ajudam a construir sua reputação na categoria.

E, mais do que meras skins, cada um desses carros tem comportamento bastante distinto e, em geral, são mais simples, divertidos e "puros" para se pilotar do que os complexos modelos atuais. O resultado disso é que é bem provável que você passe um bom tempo "brincando" com essas jóias históricas da categoria. 

Demos algumas voltas com a McLaren de Senna em Interlagos; confira

Start

E o presente?

Trazendo as disputas para o que vemos na TV atualmente, "F1 2017" não é menos brilhante. O jogo retrata bem o atual momento da Fórmula 1 e isso significa que os carros estão mais rápidos do que nunca e também extremamente complexos.

F1 2017 - árvore de habilidades - Reprodução - Reprodução
Decidir em qual parte do desenvolvimento do carro você deve investir os pontos conquistados é um desafio extra no modo Carreira; por meio do sistema, é possível deixar o bólido mais potente ou, ainda, mais confiável
Imagem: Reprodução

Tomemos como exemplo o modo carreira. Nele, o jogador terá que lidar com diversos aspectos das corridas, inclusive fora da pista. Por exemplo, é ele quem decide onde investir os pontos de melhoria conquistados para acelerar o desenvolvimento do modelo, realçar pontos fortes dos carros ou, ainda, corrigir falhas - as opções, agora, lembram bastante a árvore de habilidades de um RPG. E, dependendo do nível de dificuldade escolhido, o trabalho estratégico também continua na hora de correr, com o piloto virtual precisando escolher em tempo real qual mapeamento do motor usar para, por exemplo, obter o máximo de desempenho do carro ou poupar combustível e conseguir chegar ao fim de uma corrida.

Essas questões deverão agradar em cheio quem busca uma simulação do que é pilotar um carro de Fórmula 1. Soma-se isso à tradicional física precisa da série e o que temos é um pacote capaz de agradar os fãs mais exigentes.

F1 2017 - ajustes nas corridas - Reprodução - Reprodução
Pensou que ser um piloto de Fórmula 1 se resumia em acelerar? Achou errado: durante as corridas, você terá que mexer em algumas configurações do carro, como o mapeamento do motor para economizar combustível ou ganhar desempenho
Imagem: Reprodução

Além da carreira, também é possível jogar o game em eventos específicos, como os que reúnem apenas corridas em circuitos asiáticos, em clima chuvoso ou ainda disputas curtas. O game também terá eventos variáveis, que darão aos jogadores a missão de reverter um cenário desfavorável e, claro, modalidades para disputas online. Ou seja: ele corrige uma das maiores falhas do game lançado no ano passado.

Os novatos também foram lembrados

Caso você queira uma experiência mais simples, "F1 2017" também tem tudo para te agradar. Os novatos não se sentirão desamparados e terão à disposição uma série de auxílios que os ajudarão a ficar na pista e disputar a vitória das corridas sem que a jogabilidade do game fique artificial. Esses auxílios vão desde o auxílio de frenagem até mesmo a indicações gráficas dinâmicas que indicam a trajetória perfeita nas curvas.

Se, ainda assim, o seu lado "barbeiro" falar mais forte, fique tranquilo: é possível utilizar o modo replay e ativar um Flashback, retornando ao ponto que precedeu o acidente.

F1 2017 - auxílios - Reprodução - Reprodução
Novatos (e jogadores mais experientes que queira conhecer um circuito) podem usar linhas de traçado como um dos auxílios; curva de aprendizagem do jogo não é tão acentuada como um típico simulador
Imagem: Reprodução

Da mesma maneira, quem não tem um caro e espaçoso conjunto de volantes e pedais não ficará de fora da diversão. Claro que esses equipamentos tornam a condução mais realista e mais fácil em determinados momentos como em curvas longas e na hora de economizar os pneus. Mas quem tiver à disposição somente um controle convencional não encontrará um game injogável e, certamente, poderá aproveitar tudo que "F1 2017" tem a oferecer.

Visual de primeira

Para fechar o pacote, é claro que não poderíamos deixar de falar do visual do game. Os jogos da série "F1" tradicionalmente oferecem bons gráficos e com "F1 2017" essa regra foi seguida. O estilo fotorrealista encaixa bem com o visual do game e, somado a efeitos de luz e de desfoque, passam uma ótima sensação de velocidade.

Em aparelhos que suportam a tecnologia, o modo de cores HDR também é uma adição interessante e que torna tudo mais belo. 

F1 2017 - Corrida na chuva - Reprodução - Reprodução
"F1 2017" tem belos gráficos, mas tudo fica mais bonito (e, claro, perigoso) debaixo de chuva; em nenhum momento o jogo apresenta queda de frames ou outros inconvenientes
Imagem: Reprodução

Carros e circuitos são praticamente idênticos aos vistos na vida real, mas a Codemasters ainda tropeça um pouco na hora de criar modelos humanos. E o som, que não é o mais brilhante da história se pensarmos no ronco atual dos carros de Fórmula 1, cumpre bem o seu papel. Tanto os textos do game quanto as falas estão totalmente em português, o que ajuda na hora de compreender instruções via rádio ou saber o que se está fazendo na hora de ajustar o carro.

Os carros clássicos podem ser, sim, a maior atração em "F1 2017", mas, no final das contas, o game brilha pelo conjunto da obra: é divertido para jogadores mais casuais e profundo para quem busca um desafio mais extremo. Diante do oferecido, fica difícil não colocá-lo na lista de "imperdíveis" quando o assunto é jogo de corrida.