Topo

O episódio de "Pokémon" que mandou mais de 600 crianças para o hospital

Reprodução
Imagem: Reprodução

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

30/08/2017 04h00

No dia 16 de dezembro de 1997, crianças japonesas sentaram-se em frente à TV para acompanhar um novo episódio de "Pokémon". Momentos depois, centenas delas passaram mal e precisaram ser levadas a hospitais.

Por conta de técnicas de animação que especialistas avaliaram posteriormente como "imprudentes", o episódio 38 do desenho causou sintomas adversos em pelo menos 685 crianças, como náusea, dores de cabeça pesadas e até mesmo ataques epiléticos, que foram admitidas em hospitais por todo o país. Mais de 100 delas precisaram ser internadas.

No Brasil, onde "Pokémon" ainda nem existia, a repercussão do caso foi imediata: jornais noticiaram o ocorrido e surgiram rumores de que a série era "do diabo."

A real explicação para o ocorrido, claro, era muito mais lógica.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

De acordo com um comitê de cientistas contratados pela TV Tokyo na época, os efeitos luminosos que ocorrem no episódio após Pikachu disparar um ataque elétrico para destruir mísseis estimulavam o cérebro de maneira muito forte, muito rapidamente.

Por causa da cena, que durou apenas 6 segundos, o desenho acabou ficando fora do ar por 4 meses, e as redes de TV japonesas passaram a adotar regras na produção de animações. Certos padrões de luzes, cores ou formas tornaram-se proibidos, a fim de evitar que algo parecido acontecesse novamente.

Até os dias atuais, animes reduzem o contraste da imagem na hora de explosões, e vêm acompanhados de avisos que aconselham os espectadores a sentarem-se longe da TV e em quartos bem iluminados.