Topo

"Forza 7" se inspira em "Forza Horizon" para trazer experiência mais humana

Reprodução
Imagem: Reprodução

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Francisco*

19/09/2017 04h01

A meu ver – e admito que posso estar absolutamente errado – existem dois tipos de fãs de jogos de carros: os que preferem simuladores, estudando e alterando os mais variados elementos dos veículos para vencer as corridas; e os que gostam mais de uma experiência "arcade", procurando encarnar o seu Dominic Toretto.

(Tenho certeza de que o especialista em automobilismo de UOL Jogos Rodrigo Lara vai me corrigir imediatamente após ler este texto)

A franquia "Forza", curiosamente, atualmente apresenta opções para ambos os grupos: a série "Forza Motorsport", que desde 2005 tem sido o principal simulador das plataformas Xbox e um rival à altura (senão superior) de "Gran Turismo"; e "Forza Horizon", que bebe da mesma fonte de games como "Burnout Paradise" e oferece uma experiência mais casual – tanto que ele até recebeu uma expansão baseada na série de filmes "Velozes e Furiosos".

Isso não quer dizer, porém, que um não pode pegar "emprestado" alguns elementos do outro, e parece ter sido justamente isso que o estúdio Turn 10 fez em "Forza Motorsport 7", utilizando alguns dos conceitos implementados em "Horizon" para criar uma experiência com mais personalidade e "acessível" para todos.

"Tentamos trazer um elemento mais humano", explicou John Wendl, diretor de conteúdo da Turn 10. "Queríamos que 'Forza' fosse mais humano, e não só um simulador frio em que há carros rodando pelas pistas. Levamos o piloto para fora do carro como um personagem que pode ser customizado, e também fazer o ato de pilotar em si mais natural."

Isso pode ser visto no modo campanha do jogo, o Forza Driver's Cup, que procura apresentar os principais conceitos do game por meio de corridas diferentes, em condições de pista diferentes, e até veículos diferentes – incluindo caminhões, para fãs de Fórmula Truck espalhados por este Brasil.

Forza 7 - Reprodução - Reprodução
É possível customizar o seu piloto ao receber novos itens por ganhar torneios e desafios
Imagem: Reprodução

A campanha funciona de maneira similar aos outros jogos da série, composta de diversos campeonatos de séries ou marcas de carros diferentes, mas agora com ares de sua franquia irmã, com direito a narradores e outros pilotos (reais e fictícios) marcando presença na pista ou no preparo da corrida.

Isso se mostra mais claramente nos Showcases, desafios especiais que levam o jogador a dirigir veículos em situações mirabolantes, como vencer uma corrida envolvendo diferentes gerações da fabricante alemã Audi.

"Temos várias vozes do mundo do automobilismo, entretenimento e jornalismo", explicou Wendl, listando entre outros o piloto de rally Ken Block, o editor da revista "Road and Track" (e antigo gerente de parcerias da Turn 10) Kim Wolfkill, e o apresentador da versão americana do popular programa "Top Gear" Adam Ferrara.

Forza 7 - Reprodução - Reprodução
Os visuais de "Forza Motorsport 7" fica ainda mais impressionante no Xbox One X
Imagem: Reprodução

Potência X

Com "Crackdown 3" sendo adiado para 2018, "Forza 7" é  o principal exclusivo da Microsoft para mostrar a potência do Xbox One X – mesmo sendo lançado um mês antes do console.

E, embora não prometa forçar o hardware como o novo "Crackdown”" é difícil não encontrar um exemplo melhor para mostrar os avanços gráficos da sua nova plataforma do que um jogo de corrida como "Forza 7".

Das pistas, aos carros, aos pilotos, aos mínimos detalhes dos painéis e mudança de condições climáticas como chuva e neblina, tudo é recriado com a maior fidelidade possível, com Wendl comparando o poderio do Xbox One X com o de PCs de última geração.

De acordo com ele, isso não só torna a experiência melhor de um aspecto puramente técnico, como também reforça o aspecto mais humano que o estúdio quer passar com o novo jogo.

"Você pode ver os pilotos renderizados com muito mais detalhes dentro do carro, mas também coisas como as partes móveis, que te lembram de que esta é uma máquina parafusada e que está sofrendo com uma força inacreditável desta experiência de corrida, e isso te faz sentir vulnerável e animado por estar pilotando nestas condições", declarou.

"Forza Motorsport 7" será lançado em 3 de outubro para PC e Xbox One.

*O jornalista viajou à convite da Microsoft