Topo

Como uma licença-maternidade salvou "Toy Story 2"

Divulgação/Pixar
Imagem: Divulgação/Pixar

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

20/09/2017 04h00

Um funcionário desastrado da Pixar deletou praticamente todos os arquivos de "Toy Story 2", efetivamente jogando no lixo todo o trabalho que tinha sido feito no filme até então. Não fosse por uma licença-maternidade, talvez a animação nunca tivesse saído.

A história foi revelada pela própria Pixar no Blu-ray do filme.

Na época o diretor técnico da produção de "Toy Story 2", Oren Jacob lembra que estava com a pasta onde ficavam os arquivos do Woody aberta, quando percebeu que eles começaram a desaparecer. Rapidamente, modelos de personagens e de cenas inteiras começaram a sumir do sistema.

"Liguei para o departamento de sistemas e disse, 'Desligue a máquina. Tire da tomada!'," lembra Oren. "Quando religamos tudo, fui verificar os arquivos e percebi: 'Nossa. A maior parte do filme já era.'"

Toy Story 2 - Reprodução/Pixar - Reprodução/Pixar
'Deu ruim' nos estúdios da Pixar
Imagem: Reprodução/Pixar

Oren explica que o problema começou quando um funcionário desastrado executou um comando que deletava todos os arquivos de uma pasta... no diretório principal que abrigava o filme inteiro.

A equipe de produção precisou, então, apelar para os backups. Mas eles logo perceberam que havia algo de errado: muitos dos arquivos de redundância estavam corrompidos, e o backup mais recente que poderia ser aproveitado estava defasado em dois meses.

"Com uma equipe de 20 a 30 pessoas, precisaríamos de um ano de trabalho para recriar o que tinha sido apagado em 20 segundos," avalia Galyn Susman, outra diretora técnica da produção.

Mas Galyn estava de licença-maternidade por causa de seu bebê recém-nascido, e por escolha própria copiava semanalmente os arquivos do filme para seu computador pessoal, para que ela pudesse acompanhar o progresso da produção de casa.

"Pegamos a máquina [da Galyn], embrulhamos em cobertores e travesseiros, colocamos no carro com o cinto de segurança e levamos para o estúdio," lembra Oren. "Ligamos a máquina... 'Olha só, aí está nosso filme.'"

"Por causa de Eli, meu filho recém-nascido, e minha necessidade de trabalhar de casa, nós tínhamos uma cópia de backup de 'Toy Story 2'," revela Galyn.