Topo

Como o acidente que cegou o Demolidor também criou as Tartarugas Ninja

Reprodução
Imagem: Reprodução

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Paulo

24/09/2017 13h18

Em 1983, a dupla de artistas Kevin Eastman e Peter Laird criaram um grupo inusitado de heróis, usando como base e/ou parodiando as HQs mais populares de super-heróis da época.

Este grupo era formado por quatro tartarugas ninja mutantes e adolescentes, com nomes inspirados em artistas do Renascentismo Italiano.

Uma das maiores inspirações de Eastman e Laird na criação do grupo era Frank Miller, que a este ponto estava no auge de sua carreira, criando HQs aclamadas como "Ronin" e sua fase revolucionária na revista do Demolidor.

Sendo assim, a dupla decidiu homenagear a obra de Miller de maneira curiosa: ao fazer as Tartarugas Ninja terem a mesma origem do Homem Sem Medo.

Em "Teenage Mutant Ninja Turtles #1", o mestre Splinter recorda as origens e transformação de seus discípulos em um grupo de guerreiros: certo dia, um jovem salvou a vida de um senhor cego que atravessava a rua sem perceber que um caminhão seguia em sua direção.

O homem foi salvo, mas o rapaz acabou sendo atingido nos olhos por um objeto radioativo carregado pelo veículo.

Demolidor nas Tartarugas Ninja - Reprodução - Reprodução
Ai
Imagem: Reprodução

Esta é, essencialmente, a mesma história contada na primeira edição de "Demolidor", com roteiro de Stan Lee e arte de Bill Everett.

Demolidor - Origem - Reprodução - Reprodução
O mais inverossímil de tudo é Matt e seu pai não ganharem um processo milionário contra a Ajax
Imagem: Reprodução

Logicamente, por não ser um produto da Marvel, a HQ das Tartarugas Ninja não poderia mencionar diretamente Matt Murdock, Demolidor, O Homem Sem Medo, e várias outras coisas relacionadas ao super-herói cego. Mas grandes fãs de quadrinhos certamente notaram a referência na época.

Onde entram Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo? Bom, de acordo com Splinter, o objeto pode ter acertado o rapaz, mas ele não parou por aí, continuando seu caminho até acertar um aquário que um menino segurava, que continha as quatro tartarugas - na época ainda sem a parte "ninja", "mutante" ou "adolescente".

Tartarugas Ninja - Reprodução - Reprodução
A criança não parece muito a Megan Fox, mas OK
Imagem: Reprodução

O elemento radioativo transformou não só as Tartarugas Ninja como o próprio Splinter, que foi de um rato normal para o roedor gigante que todos conhecemos.

Splinter - Referência - Referência
Splinter ("Farpa"), inclusive, é uma referência ao mestre Matt, Stick ("Vareta")
Imagem: Referência

Treinando sob a tutela de Splinter, que aprendeu artes marciais com seu antigo dono e mestre (sim, mesmo sendo um rato), o quarteto logo virou o maior pesadelo do Clã do Pé - outra referência ao universo do Demolidor, que tem como um de seus principais inimigos o grupo conhecido como "The Hand", ou "A Mão" (aqui no Brasil estes vilões são conhecidos como Tentáculo).

Ironicamente, as Tartarugas Ninja virariam um fenômeno de público absurdamente maior do que o Demolidor e as outras obras de Frank Miller entre os anos 80 e 90, especialmente após virar um desenho animado e uma trilogia de filmes - perdendo seu tom mais violento das primeiras edições no processo.

O Homem Sem Medo só se tornou uma figura popular entre o público geral primeiro com o filme estrelado por Ben Affleck (e quanto menos falarmos dele melhor) e a recente série da Netflix.

O mais bizarro de tudo isso é que, nestes mais de 30 anos, nunca houve um encontro entre o Demolidor e as Tartarugas Ninja.