Topo

Dia do Surto: como um fungo mutante devastou os EUA em "The Last of Us"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

26/09/2017 15h51

Hoje é 26 de setembro, data em que, no game "The Last of Us", um surto de mutações provocadas pelo fungo Cordyceps atingiu massa crítica e devastou os Estados Unidos. A data, chamada de Dia do Surto pela produtora Naughty Dog, é a mesma em que começa, de forma trágica, a aventura de Joel, personagem que o jogador controla durante boa parte do game lançado para PlayStation 3 em 2013.

No game, o surto de zumbis mutantes aconteceu quatro anos atrás, em 2013, e o terror que tomou conta das cidades norte-americanas é visto pelo jogador em primeira mão no prólogo, que faz às vezes de tutorial ao mesmo tempo em que dá uma dimensão humana para Joel. Se tivéssemos conhecido apenas o contrabandista insensível e egoísta em 2033, seria difícil entender tão bem a relação dos protagonistas de "The Last of Us". Antes disso, porém, conhecemos Joel, o pai - e isso fez toda a diferença na história contada pela Naughty Dog.

The Last of Us - Divulgação - Divulgação
Além de mostrar o surto do fungo, o prólogo de "The Last of Us" mostra quem Joel era na época - e faz você entender pelo que o personagem passou da melhor forma possível, jogando.
Imagem: Divulgação

A pandemia do fungo Cordyceps pegou de surpresa Joel, um pai solteiro de Austin, Texas, na noite do aniversário de Sarah, sua filha de 12 anos. Os fungos atacavam o cérebro das vítimas, transformando pessoas normais em zumbis enlouquecidos que atacavam tudo e todos - as criaturas surgiam aos montes nas ruas, ainda com aparência relativamente humana.

. Com Ellie protagonista, "The Last of Us 2" será história sobre ódio
. Três anos atrás, "Destiny" perdeu seu primeiro grande (e inesperado) evento
. Diretor compara "Uncharted" e "Star Wars": "Há muita história para contar"

A praga se espalhou pelos EUA e em Austin isso resultou em pânico nas ruas, conforme as pessoas, desorientadas, tentavam fugir pelas ruas, fugindo da horda de zumbis mutantes que aumentava a cada vítima. Tão perdido quanto os outros civis na noite do surto, Joel levou Sarah em meio ao caos, incapaz de fazer qualquer coisa além de fugir junto com a filha.

The Last of Us - Divulgação - Divulgação
As vítimas do fungo Cordyceps tem o cérebro infectado pelo vírus e passam a agir de forma raivosa, como zumbis dos filmes de terror. Com o passar dos anos, o fungo causa deformações grotescas nos zumbis.
Imagem: Divulgação

Eles contam com a ajuda de Tommy, o irmão de Joel, mas acabam se separando dele quando Tommy fica para trás para segurar a horda de infectados. Joel e Sarah continuam fugindo e encontram um soldado solitário. O militar tinha ordens para atirar nos dois civis - as Forças Armadas temiam que pessoas infectadas saíssem pelo interior e espalhassem a infecção por todos os EUA.

O soldado disparou e acabou separando Joel e Sarah enquanto eles subiam a colina para escapar da cidade, caindo a poucos metros um do outro. Quando o soldado estava para executar Joel, Tommy reapareceu e acertou o militar com um tiro certeiro na cabeça. Joel sobreviveu, com apenas alguns machucados. Sarah, porém, foi ferida mortalmente e morreu nos braços do pai.

The Last of Us - Divulgação - Divulgação
A morte de Sarah mudou Joel para sempre, mais do que a derrocada da civilização e o fim dos EUA
Imagem: Divulgação

Daí em diante

Nos 20 anos que se seguiram ao Dia do Surto, 60% da população mundial foi infectada pelo fungo Cordyceps - muitos morreram, mas outros tantos se tornaram zumbis mutantes, selvagens e deformados, que em pouco lembram os humanos que foram um dia.

A Organização Mundial de Saúde procura uma vacina para a infecção provocada pelo fungo e o governo dos EUA se torna extremamente autoritário, um verdadeiro regime policial que controla as cidades com muros, arame farpado, tropas na rua, racionamentos e lei marcial para quem é pego roubando ou andando em zonas restritas sem autorização.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

Os sobreviventes da pandemia foram enviados para zonas de quarentena, onde ficarão separados dos infectados que vagam pelas ruínas das metrópoles e pelos campos e estradas da América.

Nem todos concordam com o regime autoritário e, em algum ponto nessas duas décadas, um grupo rebelde surgiu, adotando o nome de Vaga-Lumes. O objetivo desses dissidentes é restaurar o governo democrático e as liberdades civis nos EUA, além de encontrar e produzir uma vacina para o fungo. Eles ganharam reputação ao enfrentar os militares em várias ocasiões e agentes dos Vaga-Lumes atuam nas zonas de quarentena, incentivando levantes da população contra a autoridade estabelecida.

Joel e Ellie

Joel sobreviveu ao surto do fungo Cordyceps e se estabeleceu na zona de quarentena de Boston, bem longe de Austin. Amargurado pela morte de Sarah, Joel se tornou um contrabandista e se envolvendo em atividades criminosas no mundo pós-pandemia. O protagonista de "The Last of Us" é um homem bem diferente do pai de Sarah visto no começo do jogo, com quase nenhum vínculo social e nenhuma bússola moral.

Tudo muda quando a líder dos Vaga-Lumes, Marlene, procura Joel com um pedido: levar Ellie, uma jovem de 14 anos, em uma viagem através da América devastada - uma terra que é um pesadelo para Joel e o único mundo que Ellie conhece.

The Last of Us - Divulgação - Divulgação
Vinte anos depois do Dia do Surto, Joel e Ellie atravessaram a América devastada e conquistaram um lugar especial na memória dos fãs de games em todo o mundo.
Imagem: Divulgação

Os dois personagens, tão diferentes no começo, atravessarão o que sobrou dos EUA, enfrentando mutantes, bandidos e psicopatas em uma jornada que deixará marcas em ambos - assim como deixou em todos os jogadores que embarcaram na aventura de "The Last of Us".

Dublado em português, "The Last of Us" está disponível para PlayStation 3 e em uma versão remasterizada para PlayStation 4.