Topo

Com visual de desenho animado, "Cuphead" brilha com desafio e criatividade

Divulgação
Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

02/10/2017 16h15

Game de tiro e progressão lateral ao estilo de "Mega Man" e "Contra", "Cuphead" é a maior surpresa de 2017: o jogo para PC e Xbox One homenageia não só os 'run and gun' clássicos do passado, mas também os desenhos animados dos anos 1930, com belos personagens e cenários desenhados à mão e uma excelente trilha sonora, com as mesmas técnicas usadas na época.

Cuphead nota - Montagem/UOL - Montagem/UOL
A análise de "Cuphead" foi feita no Xbox One
Imagem: Montagem/UOL
No game, o jovem Cuphead (e seu amigo Mugman, caso você jogue em modo cooperativo local) perde a alma para o Diabo numa mesa de cassino. Para não ir para o Inferno, o jovem herói trabalha coletando as almas de outras figuras que estão endividadas com o capeta. Para isso, é preciso atravessar várias fases e mandar bala em alguns dos chefões mais criativos dos últimos tempos.

Entre os vinte e oito chefes você vai encarar cebolas que disparam lágrimas, sapos pugilistas que se unem em uma forma robótica de máquina caça-níquel e um autêntico "slime" de "Dragon Quest", em uma versão cruel e mal-intencionada. Cada um dos inimigos tem uma série de padrões de movimentos, tiros e golpes especiais e você vai morrer várias vezes tentando entender e decorar esses truques.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

Você vai morrer, aprender, tentar de novo, morrer de novo... Mas nunca vai se sentir frustrado, como ao jogar um "Dark Souls", por exemplo. Cada morte em "Cuphead" parece mais uma etapa de aprendizado e evolução do que uma parede que impede o progresso do jogador. O mapa aberto que permite seguir por diferentes rotas ajuda, pois ao encarar um chefe ou fase muito difícil, você pode desviar para outra direção ou desafio, sem ficar encalhado naquele estágio para sempre.

Em "Cuphead" você passa por estágios de plataformas cheios de inimigos e por outros onde vai direto para lutas contra chefes. Mas, quando menos espera, está em uma fase em que o herói com cabeça de xícara está pilotando um avião em um autêntico jogo de "navinha". A criatividade por trás de cada fase e inimigo é um dos grandes destaques do game.

Assista ao trailer de "Cuphead"

Start

Tudo isso seria desperdiçado se "Cuphead" não tivesse um bom sistema de combate e evolução. Por sorte, não é o caso. Você sempre pode carregar dois tipos de disparo (cada um acompanhado de seu próprio golpe especial) e adquirir vantagens na lojinha no belo mapa do mundo de jogo. Aprender qual tipo de disparo funciona melhor para você - e qual funciona melhor em cada chefão - é essencial para progredir no jogo.

Com visual único, roteiro diferentão e sem medo de ser desafiador, "Cuphead" brilha em uma época de marasmo e repetição de ideias. E, embora não seja um jogo dos mais fáceis, é imperdível para quem sente saudades dos jogos de tiro de antigamente ou quer experimentar algo realmente diferente, sem abrir mão da diversão. O jogo está disponível para PC e Xbox One - e é, facilmente, um dos melhores games do console da Microsoft.