Topo

Afinal, humanos comem carne de Pokémon no mundo da série?

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

07/10/2017 10h00

O mundo de "Pokémon" tem dimensões paralelas, criaturas místicas, fantasmas e tecnologias surreais - mas ainda assim, a culinária continua sendo um de seus aspectos mais misteriosos.

Apesar de serem considerados amigos por seus treinadores, os Pokémon são animais. E como humanos adoram uma boa carne, é de se esperar que pelo menos algumas espécies de monstrinhos apareçam no cardápio.

Mas, calma. É isso mesmo? Os Pokémon, que batalham em nome de seus humanos e que já provaram que podem até mesmo falar, também são comida?

Provavelmente.

Farfetch'd - Reprodução - Reprodução
Os Farfetch'd quase foram extintos de tanto que foram caçados por humanos
Imagem: Reprodução

No anime, é comum ver gente comendo carne - e ainda que não seja dito explicitamente de onde a carne vem, vacas, porcos e frangos não parecem existir no mundo de Ash Ketchum e companhia.

O desenho deixa claro que produtos derivados de Pokémon, como leite de Miltank, são considerados comida. E há uma menção a caçadores que gostam de comer Farfetch'd cozido com alho poró. O Pokémon pássaro era tão cobiçado que quase foi levado à extinção, e hoje é uma espécie rara.

Quando Ash e companhia acabam isolados no mar, com fome, no episódio "O Naufrágio Pokémon", eles começam a fantasiar sobre comer a Magikarp de James. Para a sorte do pobre Pokémon peixe, porém, Misty explica que Magikarps são pouco mais que "escamas e ossos", e não renderiam a sustância que eles procuravam.

Magikarp - Reprodução - Reprodução
Corra, Magikarp!
Imagem: Reprodução

Já nos games, as referências a humanos comendo Pokémon são um pouco mais sorrateiras. A Pokédex de "Black 2 & White 2", por exemplo, fala que os Basculin são "notavelmente saborosos" - o que provavelmente significa que há gente por aí que já deu ao menos uma mordiscada nos coitados.

Na biblioteca de Canalavre, um livro com contos folclóricos da região de Sinnoh afirma que Pokémon pescados do mar podem ser comidos e voltarem à vida como se nada tivesse acontecido após terem seus ossos jogados de volta à água.

Em "Gold & Silver", "Crystal" e "HeartGold & SoulSilver", jogadores devem impedir a Equipe Rocket de raptar hordas de Slowpoke. Os vilões descobriram que as caudas dos monstrinhos são gostosas quando consumidas como pirulitos, e passaram a cortá-las para a venda.

Enfim: provavelmente nunca veremos um Pikachu sendo preparado em banho-maria nos games ou no desenho (ainda bem), mas todos os indícios parecem dizer que, sim, os Pokémon são considerados comida.