Topo

Produtor de "Forza" sobre o Xbox One X: "gráfico não é o mais importante"

Não seria estranho confundir imagens de "Forza 7" com fotografias - Divulgação/Turn 10 Studios
Não seria estranho confundir imagens de "Forza 7" com fotografias Imagem: Divulgação/Turn 10 Studios

Rodrigo Lara

Do Gamehall

14/10/2017 11h06

Algumas séries e gêneros de games acabam assumindo uma função que vai além à de entreter. Eles acabam sendo usados também como uma forma de demonstrar novas tecnologias ou, ainda, o poderio de um novo console.

A série "Forza" está entre esses games e, dentro de alguns dias, "Forza 7" terá a missão de demonstrar do que o incensado Xbox One X é capaz.

Encantar pelo visual, porém, não é o aspecto mais importante do novo console. Essa é a opinião do produtor da Turn 10 Studios, Chris Bishop.

"Gráfico não é o mais importante. Nós sempre queremos levar o hardware ao limite e lógico que um game de corrida com resolução 4K, cores HDR e carros com mais pixels oferecerá uma imersão maior aos jogadores. Mas não podemos nos limitar a oferecer sempre o mesmo game, só que com visual aprimorado," disse, em entrevista exclusiva ao UOL Jogos.

De acordo com Bishop, a inspiração para buscar novidades além de aspectos técnicos acaba vindo de games que não são, necessariamente, de corrida. "Nós olhamos para games como 'PlayerUnknown's Battlegrounds' e 'Dota' para saber como os jogadores são e de que tipo de novidades eles estão gostando. E aí pensamos em como adaptar ideias novas para um game de corrida como o nosso."

Forza 7 - variedade de carros - Reprodução - Reprodução
"Forza 7" oferece uma boa variedade de carros, de modernos a clássicos, cada um com características únicas de jogabilidade e sons
Imagem: Reprodução

Uma concorrência positiva

Comumente associados ao PC, simuladores de corrida mais 'hardcore' como "Project Cars 2" e "Assetto Corsa" chegaram recentemente aos consoles. Na opinião de Bishop, porém, eles não são exatamente concorrentes de "Forza". E isso tem a ver com a acessibilidade da franquia da Turn 10.

"Eu vejo a chegada desses jogos como positiva. É algo que nos motiva a sermos melhores, mais detalhistas. Em 'Forza', se você não é um jogador hardcore, você pode se divertir com um controle convencional. E, da mesma forma, temos uma simulação avançada de detalhes como deformação de pneus e suspensão que é capaz de agradar quem vai jogar sem qualquer assistência e usando um volante."

"Forza Motorsport 7" já está disponível para Xbox One e PC.