Topo

Você precisa assistir a "Rick and Morty", um dos melhores desenhos na TV

Reprodução
Imagem: Reprodução

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

15/10/2017 13h41

Obra-prima do canal americano Adult Swim, a animação "Rick and Morty" é um dos melhores programas passando na TV hoje em dia.

As desventuras do cruel e egoísta cientista Rick e seu inocente neto Morty divertem através do caos. Por causa das engenhocas de ficção científica que Rick inventa, é comum que episódios que começam com confusões domésticas entre os membros da família Smith acabem com uma guerra contra alienígenas em outra dimensão.

Atualmente, o desenho é transmitido na TV brasileira pelos canais pagos I-Sat, TBS e TruTV. As duas primeiras temporadas também estão disponíveis pelo Netflix.

Veja também:

Criada por Dan Harmon (de "Community") e Justin Roiland (que dubla o Conde de Limãograb em "Hora da Aventura"), a série não teme atacar temas desagradáveis, como racismo e misoginia, e consegue fazê-lo sem nunca deixar de ser engraçada. Como "South Park" no auge, "Rick and Morty" causa aquele riso desconfortável, que traz junto de si um convite para a autorreflexão.

Os dois protagonistas estão sempre em rota de colisão por causa de suas visões de mundo completamente opostas. De um lado, o maquiavélico Rick, e do outro, o 'certinho' Morty; as interações entre os dois não apenas carregam a trama nas costas, como também trazem à tona questões de filosofia e ética. Rick adora utilizar Morty como cobaia em seus experimentos científicos (que geralmente têm fins catastróficos), e o garoto sempre está lá para questionar as ações de seu avô quando elas, por exemplo, ameaçam a existência de um planeta inteiro.

Acima de tudo, porém, "RIck and Morty" é hilário - particularmente no áudio original em inglês, que tem uma dublagem cheia de tiques e esquisitices que tornam as cenas ainda mais engraçadas.

Não se deixe enganar pela estupidez do imbróglio em torno do molho Szechuan que aconteceu nos EUA semana passada: "Rick and Morty" é uma das produções mais inteligentes e divertidas da atualidade, e você precisa entrar nesse mundo.