Topo

Sony encontra 'mina de ouro' nos jogos para celular

"Fate/Grand Order" é o maior jogo japonês para celulares do momento - Divulgação/Aniplex
"Fate/Grand Order" é o maior jogo japonês para celulares do momento Imagem: Divulgação/Aniplex

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

17/10/2017 15h35

Uma certa divisão da megacorporação Sony está fazendo uma fortuna com games para celulares - e não é a PlayStation.

Em agosto, a Aniplex - subsidiária da Sony Music Entertainment Japan - tornou-se a mais rentável produtora de games para celular em seu país natal. O principal jogo da empresa, "Fate/Grand Order", atualmente lidera os rankings mundiais de rendimento da AppStore e do Google Play, na frente de "Candy Crush" e "Clash Royale". E um novo jogo do selo foi lançado em setembro, e já parece pronto para assumir a vice-liderança de vendas no Japão.

Veja também:

Originalmente uma produtora de animes (e música), a Aniplex expandiu seu portifólio para englobar também jogos baseados em suas principais franquias.

"Fate/Grand Order" mistura personagens de todas as obras do universo "Fate", como "Fate/stay night" e "Fate/Zero", em um viciante RPG por turnos que chega ao topo dos assuntos mais discutidos no Twitter japonês com facilidade a cada nova unidade lançada.

E agora "Puella Magi Madoka Magica Side Story: Magia Record", inspirado pelo anime de 2011 que subverte as convenções do gênero das garotas mágicas e tornou-se uma franquia gigante ao longo dos anos, parece destinado a ser outra história de sucesso. O game já está em 7º no ranking dos mais rentáveis do Japão, pouco mais de um mês após ser lançado.

E a estratégia centrada em produtos multimídia parece estar dando muito certo até mesmo longe dos celulares: todas as discussões em torno de "Fate/Grand Order" estão extrapolando o game e rendendo maiores números de audiência para o anime "Fate/Apocrypha" (que chega ao Netflix brasileiro no fim do ano)

Enquanto isso, o selo ForwardWorks da Sony Interactive Entertainment, que busca trazer séries da Sony que fizeram sucesso nos consoles de mesa para os celulares, tem dificuldades em emplacar hits de vendas. "Minigol", baseado em "Everybody's Golf", rapidamente caiu nos rankings de vendas após seu lançamento em julho.

Puella Magi Madoka Magica Side Story: Magia Record - Reprodução/Aniplex - Reprodução/Aniplex
A luta das garotas mágicas contra as bruxas continua em "Magia Record"
Imagem: Reprodução/Aniplex