Topo

Novo "Call of Duty" contém cena de estupro

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/10/2017 14h55

Ao longo dos anos, a série "Call of Duty" acabou se envolvendo em algumas polêmicas. Além de ser um jogo de tiro em si - o que normalmente serve de munição, com o perdão do trocadilho, para críticos sedentos por culpar os videogames por atos de violência -, algumas passagens de games da série acabaram rendendo muita discussão.

Veja também

Um exemplo disso foi a missão "No Russian", de "Modern Warfare 2", na qual o jogador acaba se vendo no meio de um atentado. E do lado dos terroristas.

Pois o novo game da série sequer foi lançado e já tem uma polêmica para chamar de sua. "Call of Duty: WWII" foi avaliado pelo órgão de classificação indicativa australiano e recebeu o selo "R18+", de maneira que ele só poderia ser jogado por adultos - e ainda assim, essa classificação deixa claro que o conteúdo analisado tem grande potencial de ofender pessoas dessa faixa etária.

A razão para tal não diz respeito ao tiroteio tradicional da série, mas a uma cena de estupro. De acordo com a entidade australiana, o jogo tem "uma referência de violência sexual cuja aparição é justificada pelo contexto". Ela salienta, porém, que "nada é mostrado de forma explícita ou incentiva o jogador a cometer qualquer abuso", mas que só a presença da passagem em questão é suficiente para dar "uma classificação adulta" para o game.

O texto a seguir contém spoilers.

Call of Duty: WWII - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A cena em questão envolve uma espiã chamada Rosseau e um soldado nazista. No controle da espiã, o jogador acaba vendo o soldado arrastando uma mulher para um closet. Em seguida, o jogador tem a escolha de matar o soldado ou sair do local.

Caso a escolha seja por sair, é possível ouvir um barulho de zíper se abrindo e gritos da vítima.

Devido à classificação no órgão australiano, a Sledgehammer decidiu alterar a cena, removendo o barulho de zíper se abrindo e trocando a roupa da mulher, de uma saia para uma calça.

Não há qualquer informação se isso será suficiente para reduzir a idade mínima para se comprar o jogo na Austrália ou, ainda, se essa alteração na cena se limitará ou não à versão do game vendida naquele país.

"Call of Duty: WWII" será lançado em 3 de novembro para PC, PlayStation 4 e Xbox One.