Topo

Diversão no octógono: nova edição de "UFC" melhora combates de MMA

Divulgação
Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

05/02/2018 04h00

A terceira edição de "EA Sports UFC", game oficial da competição de MMA mais famosa do mundo, joga seguro em suas melhorias e oferece bastante diversão para os fãs dos combates no octógono.

O jogo em si é o mesmo dos últimos anos: cada botão de face do controle corresponde a um membro do lutador e, combinado com os gatilhos e direcionais, você realiza esquivas, bloqueios e agarrões.

VEJA TAMBÉM:

A coisa é bem intuitiva na luta de pé, mas quando os combatentes vão para o chão, a coisa fica mais complexa. Dominar as técnicas de submissão, tanto para conter o oponente quanto para escapar dessas situações, é a chave para a vitória em "EA Sports UFC 3".

A "pegada" das lutas está mais próxima dos melhores momentos da finada série de boxe da EA, "Fight Night", e isso é muito bom. Os movimentos dos lutadores parecem mais naturais do que nos jogos anteriores e a sensação de impacto ao acertar um soco ou derrubar o rival é muito satisfatória.

EA Sports UFC 3 - Divulgação - Divulgação
Dominar a luta no chão é um dos elementos mais importantes para mandar bem no game.
Imagem: Divulgação

Novas modalidades

As principais novidades em "EA Sports UFC 3" ficam por conta dos modos de jogo inéditos.

"Stand & Bang" é perfeito para quem gosta da 'trocação' de socos e pontapés. Se o seu lance é submissão, há o "Submission Showdown", em que a vitória só vem se você for capaz de subjugar o adversário.

UFC 3 nota - Montagem/UOL - Montagem/UOL
"EA Sports UFC 3" tem versões para PS4 e Xbox One.
Imagem: Montagem/UOL
O modo de torneio coloca você para lutar contra vários oponentes em sequência, com o cansaço e os ferimentos se acumulando e afetando a performance até o combate final. Lembra, de certa forma, as primeiras edições do próprio UFC.

No modo carreira, o game incorporou mais da rivalidade vista nas lutas no mundo real, com uma rede social onde os combatentes provocam os adversários. Há momentos em que você faz escolhas e isso afeta as próximas lutas. A popularidade do lutador pode render contratos melhores e mais lucrativos.

Esses detalhes na carreira são um primeiro passo para "UFC 3" chegar ao patamar de "FIFA", por exemplo, outro jogo do selo EA Sports, que traz opções mais arrojadas para o jogador, desde o modo Be a Pro até o elogiado Jornada - que faz falta para prolongar a experiência neste game.

EA Sports UFC 3 - Reprodução/EA Sports UFC 3 - Reprodução/EA Sports UFC 3
Coletivas de imprensa e pesagens são parte do jogo no modo carreira de "UFC 3"
Imagem: Reprodução/EA Sports UFC 3

Faltou arriscar mais

"EA Sports UFC 3" é o melhor game da franquia e a produtora parece jogar seguro ao implantar novidades desejadas pelos fãs e melhorar aspectos importantes, como a movimentação dos lutadores.

Mas ao não arriscar tanto, fica para trás quando comparado ao que rola nos principais jogos de esporte da atualidade, como "FIFA 18" e "NBA 2K18".

Além de criar seu próprio lutador no modo carreira de "UFC 3", seria bacana ver no próximo jogo algo parecido com o modo Jornada dos últimos "FIFA".

"EA Sports UFC 3" está disponível para PlayStation 4 e Xbox One.