Topo

Antes de mandar um carro para o espaço, Elon Musk fazia videogames

Elon Musk e um colega em 1994, quando programava games para PC e Sega CD. - Reprodução/Pinterest
Elon Musk e um colega em 1994, quando programava games para PC e Sega CD. Imagem: Reprodução/Pinterest

Do UOL, em São Paulo

01/03/2018 04h00

Multimilionário e candidato a Tony Stark da vida real, Elon Musk é conhecido pelos carros elétricos da Tesla, pelos foguetes da SpaceX e, mais recentemente, por mandar um desses carros para o espaço a bordo do foguete Falcon Heavy.

Mas muito antes disso tudo, o empresário trabalhou como programador de games, carreira que deixou para trás em meados dos anos 1990.

VEJA TAMBÉM:

A passagem de Elon  Musk pelo mundo dos games começou cedo: em 1984, aos doze anos, ele programou "Blastar", game ao estilo "Space Invaders" para o computador Comodore Amiga.

Mostrando que desde pequeno tinha jeito para os negócios, Musk conseguiu publicar o jogo na revista de tecnologia sul-africana PC and Office Technology, que pagou US$ 500 pelo joguinho.

Blastar - Reprodução - Reprodução
"Blastar" é um game super simples: um alien vai descendo pela tela e sua nave, na base, deve disparar e acabar com a ameaça do espaço sideral.
Imagem: Reprodução

Elon  Musk fala sobre o game em sua biografia:

"É bastante simples, mas é melhor do que Flappy Bird"

Será? Você pode jogar "Blastar" neste link e formar sua própria opinião.

Nos anos 1990, o jovem Elon  Musk fez parte da Rocket  Science Games - estúdio com um nome bastante apropriado, temos que admitir!

Na biografia do cara, escrita por Ashlee Vance, o cofundador do estúdio, Peter Barrett, diz que Musk foi contratado para escrever códigos básicos, nada muito sofisticado. A principal função dele era escrever os drivers que permitiam a comunicação entre os games e o hardware. 

O nome de Musk aparece nos créditos de dois jogos da produtora: "Loadstar: The Legend of Tully Bodine" e "Cadillacs and Dinosaurs: The Second Cataclysm", ambos lançados para PC e Sega CD em 1994.

Cadillacs and Dinossaurs: The Second Cataclysm - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
O game baseado na HQ "Cadillacs and Dinossaurs" em que Musk trabalhou era um jogo de tiro "sobre trilhos" bem diferente do cultuado game de pancadaria lançado pela Capcom para filperamas.
Imagem: Reprodução/YouTube

LoadStar - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
O futurista "Loadstar" é um filme interativo, tipo de jogo que foi popular na época do Sega CD. O herói Tully Bodine é um contrabandista espacial que precisa escapar da polícia para entregar sua carga.
Imagem: Reprodução/YouTube

Depois desses games, ele também trabalhou em "Rocket  Jockey", jogo de PC publicado pela Sega em 1996. Esse jogo encerrou a rápida passagem de Musk pelo mundo dos games.

Rocket Jockey - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
"Rocket Jockey" é um game bizarro: você pilota um foguete em alta velocidade em uma arena, com partidas de esportes que lembram futebol, corridas com obstáculos e, bem, um duelo até a morte. A trilha sonora, do guitarrista de surf music Dick Dale, é o maior destaque.
Imagem: Reprodução/YouTube

Dos quatro jogos em que Elon Musk trabalhou, três eram sobre naves espaciais e foguetes. Deu para notar que há um tema recorrente na carreira do dono da SpaceX.