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Maioria dos jogos do Steam não vende o bastante para sustentar produtores

Steam library - Reprodução
Steam library
Imagem: Reprodução

Do GameHall

27/03/2018 10h30

Durante uma palestra na GDC 2018, o responsável pela distribuidora No More Robots, Mike Rose, que está atualmente trabalhando no jogo indie "Descenders", falou a respeito das vendas dos games para PC.

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Segundo suas estimativas, aproximadamente 850 jogos foram lançados no Steam no mês passado, o que equivale a cerca de 40 jogos por dia. Isso ocorre nessa quantidade pois hoje em dia a facilidade em lançar títulos na plataforma da Valve é enorme, fazendo com que a concorrência seja gigantesca e, consequentemente, faz com que a maioria dos games na venda o suficiente, conforme explicou o produtor.

"Cerca de 82% desses jogos não alcançaram sequer o salário mínimo," disse Rose, de acordo com a página PC Gamer. "Por isso quero dizer que, o dinheiro resultante de 82% dos jogos que saíram no Steam não conseguiriam dar suporte para uma pessoa viver do salário mínimo americano." No caso, US$ 7,25 por hora, o que dá aproximadamente US$ 1.160 (pouco mais de R$ 3.800) por mês caso a pessoa trabalhe 8 horas por dia e 5 dias por semana.

Embora o Steam seja criticado hoje por alguns produtores por ter adotado um modelo semelhante ao da App Store e Google Play, Mike Rose lembrou quando o Steam era uma plataforma mais fechada, época na qual sofria críticas pelas suas restrições.

Slide GDC 2018

Dados nada animadores para quem quer ser desenvolvedor indie

Ainda de acordo com Rose, mesmo depois que você remover os chamados jogos "lixos" do Steam, um título comum venderá cerca de 2.000 cópias na plataforma e fará US$ 12.500 em receita no primeiro mês. Em média, um jogo conseguirá gerar US$ 30.000 no seu primeiro ano.

A ideia de Rose com a palestra não foi deprimir os produtores, mas alertar para que os estúdios façam seus planos de forma realista, levando em conta o pior cenário possível, que seria no caso, o jogo não vender o bastante para se pagar.