Topo

Xbox 360 continua sendo o console mais popular no Brasil, aponta pesquisa

Xbox 360 com Kinect - Reprodução
Xbox 360 com Kinect
Imagem: Reprodução

Do GameHall

11/05/2018 08h24

A 5ª edição da Pesquisa Game Brasil revelou vários dados interessantes a respeito do cenário atual do mercado de jogos no Brasil. O Xbox 360 ainda é o videogame mais popular no país, apesar de sua popularidade ter caído de 2017 para 2018. O console está presente na casa de 32% dos jogadores brasileiros que possuem algum videogame. Logo após ele vem o PlayStation 3, com 25,6% e na terceira posição está o PlayStation 2, com 23,4%.

A nova geração de plataformas da Sony e Microsoft apresenta números um pouco menores, com o PS4 presente em 22,2% dos lares brasileiros que tem algum console, seguido do Xbox One com 14,6%, Xbox One X com 4,8% e PlayStation 4 Pro com 4,3%. As plataformas da Nintendo não são muito populares entre os brasileiros, com o Wii alcançando 5,9% dos lares, Wii U com 2,4% e o Switch com míseros 1,9%.

VEJA TAMBÉM

A Pesquisa Game Brasil 2018 ressalta que os consoles tem "um ciclo de vida longo no Brasil", revelando que modelos antigos ainda estão presentes no topo do ranking de popularidade, enquanto as novas plataformas "conquistam espaço aos poucos ao longo dos anos". Para reforçar essa informação, videogames mais antigos, os chamados clássicos, são mencionados na pesquisa por 8,1% dos jogadores.

A plataforma preferida dos brasileiros para jogar é o smartphone (43,6%), seguido dos consoles (25,7%), computador (14,5%), notebook (10,5%), tablet (2,8%), Smart TV (1,5%) e console portátil (1,2%).

Outra informação muito interessante fornecida pela PGB 2018 é que 75,5% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos, independentemente da plataforma, com as mulheres sendo a maioria entre os jogadores (58,9%). Segundo o que foi informado, isso se deve ao fato de que as mulheres representam a maioria da população brasileira, algo refletido também nosjogos. É dito também que "as características de jogo das mulheres divergem da dos homens", havendo preferência pelos dispositivos móveis.