Topo

Quase 5 anos após ser lançado, por que "GTA V" ainda é tão popular?

GTA V - KeyArt Woman - Divulgação
GTA V - KeyArt Woman
Imagem: Divulgação

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL Jogos

17/05/2018 04h00

Pegue uma lista dos games mais vendidos de 2017 produzida por uma consultoria confiável, como a NPD. Entre os dez primeiros colocados, oito são games lançados pela primeira vez em 2017, algo natural em uma indústria movida a novidades. Há "Mario Kart 8", jogo que ganhou uma nova versão para Switch (e aproveitou o embalo do lançamento da nova plataforma), mas um game de 2013 chama a atenção.

Sim, trata-se de "Grand Theft Auto V", game lançado em setembro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360 - e que ganhou versões para PC, PS4 e Xbox One - e um verdadeiro "estranho no ninho" nessa lista. E o mais curioso: ele ocupou a sexta colocação desse ranking, à frente de nomes de peso como "Star Wars: Battlefront II" e "Super Mario Odyssey".

VEJA TAMBÉM

Os números acerca de "GTA V" não são menos impressionantes. De acordo com a Take-Two, empresa responsável pela distribuição do jogo criado pela Rockstar, o jogo já superou a marca de 90 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Somente em 2017, foram 15 milhões de cópias vendidas.

A Take-Two ainda afirma que esses números colocam o game como o mais vendido da história no mercado norte-americano.

Mais vendido ou não, fato é que o sucesso de "GTA V" impressiona. E, para entender melhor como o game chegou nesse nível, UOL Jogos conversou com quem mais entende sobre ele: os jogadores.

Variedade acima de tudo

"É um jogo com muita coisa a se fazer, sempre vai ter alguma missão ou alguma melhoria. É difícil de entediar". Essa é a opinião da freelancer Fabiana Nardes, de 30 anos. Ela ganhou uma cópia do jogo para PC como presente de dia das mães e diz que ainda está se ambientando.

Fã da série, ela diz que o jogo melhorou muitos aspectos vistos em "GTA IV". "E também tem a parte online, que mantém as pessoas interessadas por mais tempo", diz.

O modo online do jogo começou mal, com problemas técnicos, mas melhorou consideravelmente ao longo do tempo e, facilmente, é uma das principais razões do sucesso do jogo.

Não há dados recentes, mas números do início de 2017 mostravam que o recorde de jogadores do modo online no PC era de 90 mil pessoas simultâneas, segundo dados do Steam. E isso não considera as outras plataformas nas quais ele está presente. Em janeiro deste ano, a Take-Two afirmou que o game quebrou o recorde de maior número de pessoas online ao mesmo tempo, mas não divulgou um número exato.

"O modo online é o principal motivo para me manter no jogo até hoje. Você pode jogar modos cooperativos, corridas, mata-mata, fazer trilhas off-road. O 'GTA V' é um jogo que conquista todos os tipos de gamers", afirma o empresário Tiago Henrique, de 27 anos.

E engana-se quem pensa que o jogo só tem fãs das antigas. Prova disso é que Tiago modera um grupo de Facebook sobre o jogo com cerca de 50 mil membros e diz que até hoje aparecem novos jogadores em busca de amigos para jogar.

Atravessando gerações

Lançado no final de 2013, "GTA V" poderia ser um daqueles jogos que saem no final de uma geração e acabam sendo esquecidos rapidamente. Não foi o caso: o tamanho do sucesso do jogo acabou criando uma legião fiel de fãs.

Um exemplo dessa lealdade em relação ao game está no fato de que diversos jogadores compraram cópias do game em consoles de gerações diferentes. É o caso da estudante Beatriz de Moraes Silva, de 25 anos.

"Jogo desde 2016 no PS3 e depois, quando troquei para o PS4, foi um dos primeiros jogos que comprei. Tem muita coisa pra se fazer, todo um universo a ser conquistado. E jogar com os amigos é sempre uma festa", diz.

Caso semelhante é o do gerente de restaurante Jefferson Araujo, de 24 anos. "Jogava no PS3 desde o lançamento do jogo em 2016 eu fui para o PS4".

Ele afirma que "GTA V" é o game que ele joga com mais frequência. "Jogo sempre com amigos, ajudamos uns aos outros. As missões do jogo chamam muito a atenção e eu costumo jogar mais as corridas e os golpes".

Em relação às versões para a antiga geração de consoles, "GTA V" ganhou visual aprimorado na sua chegada ao PS4 e ao Xbox One. Além disso, é possível jogar o game em primeira pessoa nessas plataformas.

Insubstituível?

Um dos principais argumentos citados pelos entrevistados para o sucesso de "GTA V" é o fato de o game oferecer muito conteúdo. E, em épocas de passes de temporadas e expansões pagas, o fato das atualizações do modo online de "GTA  V" chegarem com frequência e gratuitamente certamente pesa a favor.

"Acredito que 'GTA V' seja um dos jogos mais completos já lançado e essa quantidade de atividades fazem a comunidade nunca abandonar o jogo de vez", diz Tiago.

No que depender desta comunidade, o game continuará a ser um sucesso. "Não pretendo parar de jogar", diz Beatriz, em uma resposta direto sobre até quando pretende continuar jogando o game.

Há, no entanto, um "risco" claro para o futuro de "GTA V": "Red Dead Redemption 2". Também produzido pela Rockstar, o game, previsto para 26 de outubro tem boas chances de abocanhar parte dos fãs de "GTA V".

Se o game de faroeste mantiver o mesmo nível, mantendo o misto de variedade, conteúdo e atualizações constantes que garantiram o sucesso de "GTA V", é provável que ele siga os mesmos passos e seja assunto por diversos anos. Para alegria dos jogadores e, claro, da Rockstar e da Take-Two.