Topo

Mistério continua: Quarta estátua de Pokémon aparece em praça de Suzano

Squirtle foi a quarta estátua a aparecer em Suzano - Twitter/Reprodução
Squirtle foi a quarta estátua a aparecer em Suzano Imagem: Twitter/Reprodução

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

08/07/2018 13h22

O mistério entre a relação dos Dias Comunitários de "Pokémon GO" e a cidade de Suzano ganhou mais um capítulo neste domingo (8). A cidade da região metropolitana de São Paulo amanheceu com uma estátua de Squirtle em sua praça, no dia em que o Pokémon do tipo água seria o personagem de um evento do game para celulares.

Foi a quarta aparição de uma estátua no município, três delas associadas ao Dia Comunitário de "Pokémon GO" daquele mês. Tudo começou no dia 26 de março, quando uma estátua de Bulbassauro surgiu sem aviso. Quatro dias depois, foi a vez do lendário Mew. Em maio, Charizard apareceu no meio da praça.

VEJA TAMBÉM

O evento mais recente foi no dia 16 de junho, quando Larvitar recebeu uma estátua no Parque Ibirapuera. Esta trazia um detalhe curioso em sua base: dezenas de Unowns compunham a estrutura, sendo que um dos quatro lados da obra era possível associar os Pokémon-alfabeto utilizados para formar a palavra Suzano.

Neste dia, uma associação curiosa ocorreu: Omar Tellez, vice-presidente da Niantic, visitou o Brasil e acompanhou o Dia Comunitário no Parque do Ibirapuera.

O UOL Jogos já procurou a Niantic e a Pokémon Company sobre o assunto, mas nenhuma delas quis se manifestar. O autor das estátuas também foi procurado, mas a identidade dele não foi descoberta. A prefeitura de Suzano informa que um grupo de fãs é responsável pela iniciativa, porém eles pediram anonimato.

A aparição do Squirtle é um desdobramento dessa história. O Pokémon foi esculpido ao lado de um bebedouro, que tem em sua base cenas dos jogos originais de Game Boy. Além disso, alguém colocou os óculos escuros que o monstrinho virá vestindo neste Dia Comunitário, cujo evento começará às 15h e irá até as 18h (de Brasília).