Topo

Veja 4 melhorias que esperamos em 'FIFA 19'

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do GameHall

31/07/2018 04h00

Em 28 de setembro será lançada a versão 2019 da série "FIFA". De cara já contamos com boas novidades em "FIFA 19", como a adição da Liga dos Campeões e da Liga Europa totalmente licenciadas e com seus troféus icônicos. Mas no que diz respeito a jogabilidade e aos modos de jogo, ainda temos poucas informações.

Baseados no que de melhor e pior o FIFA 18 fez, listamos algumas mudanças e adições que gostaríamos de ver na versão desse ano, confira abaixo:

1 - Jogabilidade

Defesa Manual

Na última versão do FIFA, diversas mudanças foram feitas na jogabilidade, principalmente no que diz respeito a defesa. A adição de um meio mais manual e menos dependente da IA gerou um certo desconforto nos jogadores veteranos, mas com o tempo acabou sendo aceita por possibilitar maior controle do time.

No "FIFA 19", esperamos que essa mecânica seja ainda mais acentuada, permitindo a retirada total da IA e tornar o controle o mais manual possível. Já que não custa nada sonhar, quem sabe adicionar algo parecido no ataque também, colocando menos ajuda nos passes e chutes, permitindo criar um leque maior de diferenças de habilidade entre os jogadores.

Goleiros

Os goleiros foram os memes da temporada no FIFA 18. O comportamento dos arqueiros, como diria Silvio Luiz, beiravam a estupidez. Chutes sem muita potência de qualquer distância se tornavam um perigo simplesmente pela falta de habilidade de quem estava guardando a rede. É verdade que tivemos uma atualização que corrigiu boa parte desses erros, mas ainda sim falta bastante para deixar os jogadores confiantes em relação aos seus goleiros, portanto, esperamos que na versão desse ano os goleiros ganhem um tratamento especial.

Input Lag

É incrível como uma série tão badalada e jogada sofra tanto com input lag como o FIFA. Muito, claro, se deve ao jogo ter sido portado para a nova engine, mas se tratando da terceira versão na Frostbyte, esperamos que a jogabilidade seja mais responsiva e menos travada.

Balanceamento

Com as mudanças na velocidade do jogo, nas trocas de passe e principalmente nos chutes, aliados a um novo sistema de defesa que demora a ser dominado, no "FIFA 18" o ataque ficou fácil e a defesa muito difícil. Qualquer jogo, mesmo contra adversários mais fracos, acabavam por terminar, não raramente, com pelo menos 2 gols para cada lado. Algumas coisas foram corrigidas com atualizações ao longo do ano, mas sentimos que ainda falta algo.

No "FIFA 19", esperamos que ataque e defesa tenham um maior balanceamento nas oportunidades e que defender não seja tão mais difícil.

Neymar em FIFA - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Status dos jogadores

Principalmente no modo Ultimate Team, é bastante comum encontrarmos jogadores com status absurdos beirando ou chegando a 99. Em campo, no entanto, nem sempre isso é refletido de forma coerente. Nos jogos é comum ver algum zagueiro mais lento acompanhar um atacante com velocidade e aceleração quase máximos, tornando os status de certa forma bobos. No "FIFA 19" esperamos que se tivermos um TOTS Cristiano Ronaldo com chute e força 99 em campo, que ele se comporte como tal.

2 - Modo Carreira

Customização

Parece incrível que ainda não possamos customizar e criar os nossos próprios times e estádios na série FIFA, mas ainda é um problema que persiste. A série vem se voltando cada vez mais para a magia dos estádios, com foco grande no áudio e aparência da torcida, portanto nada mais justo que recebermos a opção de customizar, por exemplo, a cor das cadeiras do nosso estádio, ou as bandeiras que estarão presentes no jogo. A customização de uniformes também ajudaria na longevidade da carreira, uma vez que é chato jogar 10 temporadas seguidas e ver sempre o mesmo uniforme ano após ano. Sabemos que pode ser um problema com o licenciamento dos times, mas não custa sonhar, se o PES faz, o FIFA também consegue.

Outra adição interessante poderia ser a criação do seu técnico. Sabemos que a Frostbyte faz um belo trabalho nessa parte, portanto esperamos que no "FIFA 19" possamos criar nossa versão do manager no modo carreira.

Estádio de Futebol - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Entrevistas

Esse é o principal ponto baixo do modo carreira no momento. O sistema de entrevistas pré-jogo é simplesmente plano e raso. Você responde algumas perguntas sem muita profundidade, geralmente repetitivas e causa efeito X ou Y no vestiário sem muita complexidade. Em determinado momento, as entrevistas se tornam mais uma coisa chata do que de fato algo que soma na experiência.

No "FIFA 19" esperamos que as entrevistas sejam mais coerentes com o momento que o time passa na temporada. Que assim como no modo jornada ou mesmo nas animações de transferência, haja um trabalho refinado para fazer parecer que estamos na sala de imprensa do clube rodeados de jornalistas dos principais meios de comunicação e que isso de fato gere impactos não só no vestiário, mas quem sabe na quantidade de pessoas que vão no estádio ou no pós jogo em caso de um resultado diferente do esperado.

Comunicação com os jogadores

Esse é outro ponto que precisa muito de melhorias. Se você comandar um time repleto de veteranos, como a maioria dos times da MLS por exemplo e optar por substituir um medalhão por um jovem promissor, pode esperar que a cada jogo você terá uma mensagem do jogador substituído na caixa de e-mail pedindo para você repensar sua escolha.

O principal problema é que não haja nenhuma opção de conversa com o jogador, você pode simplesmente escalá-lo ou não, o que nem de longe é o trabalho único de um manager no plantel. Não estamos pedindo um modo completo de gerenciamento interpessoal como o que existe no Futebol Manager, mas algumas pitadas a mais de comunicação e consequências com seus comandados seriam muito bem vindas.

FIFA 19 - Segurando troféu - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Dirigir Seleções

Dirigir seleções no modo manager é na grande parte do tempo uma chatice. Você tem que se dividir entre o seu time e a seleção, que tem jogos absolutamente descartáveis, como amistosos de meio de temporada, que costumam atrapalhar seu foco no time que comanda.

Em "FIFA 19", esperamos que seja adicionada a opçao de se dedicar tempo integral a uma seleção, tornando ela sua unica entidade a ser gerenciada. Que sejam adicionadas interfaces com estatísticas dos seus jogadores convocados e que você possa acompanhá-los durante o ano, com um sistema de imprensa que te cobre por convocação X ou Y, tornando a experiência de dirigir uma seleção algo memorável como deveria ser.

3 - Modo Jornada

Customização

O modo jornada estará de volta no "FIFA 19" e assumiremos mais uma vez o controle de Alex Hunter na sua busca pelo sucesso na carreira de jogador. Dessa vez, esperamos que seja possível editar o nosso personagem como um todo, o que é bem possível para a Frostbyte, tornando a experiência ainda mais real para um maior número de jogadores.

Na última temporada, a edição de cortes de cabelo e tatuagens era atrelada as escolhas que fazíamos na carreira, ou seja, se você era mais tranquilo ou agressivo nas respostas, você recebia opções diferentes para customizar Hunter. Achamos esse sistema legal, mas ele pode ser ainda mais aprofundado, o que esperamos que aconteça no "FIFA 19".

FIFA 19 - Customização - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Consequências

Como esse modo está cada vez mais próximo de um RPG, esperamos que o sistema de dialogo e consequências siga pelo mesmo rumo. A adição de mais respostas no círculo de dialogo seriam bem vindas, bem como consequências mais contundentes, que trariam, quem sabe, finais diferentes dependendo de como você se portou durante a temporada.

4 - Modo FUT

Mercado

Grande parte dos problemas do mercado são resolvidos ao se usar o aplicativo para celular para controlar suas compras e vendas. No entanto, muitos pormenores ainda deixam algumas tarefas para lá de chatas. Em determinado momento, você terá dezenas, se não centenas de itens de contrato para vender por exemplo. O jogo simplesmente não deixa você selecionar vários deles ao mesmo tempo e dar o mesmo preço para todos, você deve fazer esse processo tortuoso para cada item. Convenhamos EA, no "FIFA 19" esperamos que mudem isso.

Outro problema no mercado é a lentidão entre as mudanças de interface. É muito chato ter que ficar clicando e esperando uma autenticação online a cada tela, tornando qualquer processo demorado e chato. Deixar o mercado menos burocrático e mais rápido seria uma grande melhoria.

Cross-play

Matt Prior, o diretor criativo da EA responsável pelo FIFA, disse que cross-play é algo que eles conversam constantemente durante a produção. Esperamos que no "FIFA 19" finalmente isso aconteça, não só para partidas mas principalmente para o mercado. Jogar contra os amigos no PC, Xbox ou PlayStation seria uma adição muito bem vinda a série.

FIFA 19 - Jogadores - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Entrosamento

O sistema de entrosamento no momento é muito limitador. Certos jogadores tem excelentes status mas não podem ser adicionados ao time por não serem da mesma região ou país dos jogadores que estão escalados no momento. Bons jogadores de centros mais fracos, como a África ou a Asia, tendem a ficar sempre de fora dos times por conta da nacionalidade.

Se o modo do jogo se chama Ultimate Team, esperamos poder escalar o melhor time possível e não o mais entrosado. Portanto, na versão desse ano, esperamos que seja revista a questão do entrosamento, ou pelo menos nerfados os bônus, para que possamos escalar os melhores jogadores disponíveis no momento.

Mais cards de troca de posição

Várias modalidades de cards precisam de adições, mas nenhuma mais que os de mudança de posição. No momento, podemos colocar o Lewandowski de CDM utilizando uma carta ST-CDM e manter seu entrosamento em 10, mas não podemos colocar o Sergio Ramos de lateral sem perder todo o entrosamento por simplesmente não existir a carta de troca de posição CB-RB, o que não faz nenhum sentido.

FIFA 17 - Barcelona - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Menos Grind

Para garantir os melhores prêmios da semana, um jogador hoje tem que jogar ao menos 40 jogos da liga semanal, o que vai consumir em torno de 14 horas, sem contar o tempo que ele gastará editando sua formação e adaptando seu time. Some isso as missões diárias e semanais, SBCs, Drafts e demais atividades do FUT e você verá que o jogo te cobrará dedicação total para conseguir atingir bons resultados.

No "FIFA 19" esperamos que esse grind seja diminuído e que melhores recompensas possam ser conseguidas com menos esforço para manter um maior número de jogadores engajados por mais tempo.

Draft

O Draft é um dos modos mais divertidos do FUT, onde você pode escolher um dentre vários jogadores aleatórios para cada posição. É a chance que todos tem de jogar com um time recheado de estrelas e conseguir boas recompensas por acumular um grande número de vitórias. No entanto, o custo de 15 mil moedas o deixa muito pouco atrativo.

No "FIFA 19" esperamos que o Draft seja mais acessível e se possível que possa se ganhar passes de entrada para ele jogando outros modos.

E você, o que espera do" FIFA 19"? Deixe suas sugestões para a EA nos comentários e nos conte o que você gostaria de ver na versão desse ano.

Conheça a história da franquia "FIFA"