Topo

"Fortnite" está prejudicando receita de outros jogos, diz empresa

Fortnite Battle Royale - Reprodução
Fortnite Battle Royale
Imagem: Reprodução

Do GameHall

13/08/2018 20h07

A empresa de pesquisa de mercado SuperData publicou um relatório no qual ela explica que boa parte dos jogos que possuem algum tipo de microtransação apresentou queda na receita no último trimestre por causa de "Fortnite", cuja popularidade não para de aumentar.

"Distribuidoras que contam com compras adicionais de conteúdo experimentaram quedas ou contratempos em receitas recorrentes," diz a SuperData. "Nossos analistas acreditam que uma porção da base de jogadores de cada grande distribuidora teve sua atenção (e carteira) desviada de títulos existentes para Fortnite."

VEJA TAMBÉM

Uma das mais afetadas, segundo o relatório, foi a Blizzard, cuja receita digital caiu 13% em comparação com o ano passado, sendo que a maior queda registrada veio de "Overwatch". A Take-Two, distribuidora de "GTA V", que possui o popular "GTA Online", registrou sua primeira queda em receitas recorrentes em quatro anos, com 52% dos jogadores "tendo parado de jogar ou jogado GTA V com menos frequência após jogarem jogos battle royale".

Entretanto, nem todos acham ruim essa ascensão de "Fortnite". A Sony e a Microsoft estão se beneficiando com o sucesso do popular battle royale da Epic Games, com ambas declarando que "jogos third party" foram fundamentais no crescimento de suas divisões de games no último trimestre. A SuperData afirma que, ao declararem isso, tanto uma quanto a outra está se referindo à "Fortnite".

A SuperData ressalta que a Microsoft relatou que sua receita com jogos totalizou US$ 2,3 bilhões (quase R$ 9 bilhões) neste trimestre, representando um aumento de 39% se comparado com o ano passado, enquanto softwares e serviços específicos do Xbox cresceram 36%, "principalmente por causa de um título third party", que a empresa de pesquisa de mercado diz não ter dúvidas que se trata de "Fortnite".

Por fim, é dito no relatório que o "fenômeno" de jogos battle royale está parecendo cada vez mais algo que "veio aqui para ficar" e não uma tendência passageira, tanto que os próximos jogos das populares séries "Call of Duty" da Activision e "Battlefield" da Electronic Arts terão modos focados nesse gênero.