Topo

"Super Smash Bros Ultimate" - Guia e Dicas para Iniciantes

"Super Smash Bros. Ultimate" é o jogo mais recente da franquia, com mais de 60 personagens jogáveis! - Reprodução
"Super Smash Bros. Ultimate" é o jogo mais recente da franquia, com mais de 60 personagens jogáveis! Imagem: Reprodução

Daniel Esdras

Do GameHall

14/12/2018 04h00

"Super Smash Bros. Ultimate" já está entre nós, com todos os lutadores que já apareceram na franquia e mais algumas novidades. São dezenas de fases e vários modos de jogo, um mais divertido do que o outro. Seja jogando com os amigos ou enfrentando os modos para um jogador, é necessário um tempinho até conseguir se familiarizar com todas as mecânicas presentes no jogo.

As mecânicas são fáceis a primeira vista mas são complexas de serem dominadas, principalmente quando se leva em conta a quantidade de jogadores e fases.

Nesse guia vamos ensinar o básico para novatos, dar dicas para os novos modos de jogo e te deixar por dentro de todas as novidades para ganhar todas as partidas possíveis.

Conceitos Básicos

Smash Bros Pikachus - Reprodução - Reprodução
São até 8 jogadores por partida, uma bagunça divertida
Imagem: Reprodução

"Super Smash Bros." é um jogo de luta para até 8 jogadores em uma arena, logo, você pode imaginar que acontece uma verdadeira anarquia durante uma partida. São 76 personagens no momento (74 se você considerar o treinador Pokémon como um só) e mais vão chegar via DLC. Cada um desses personagens tem habilidades próprias e se diferem de outros personagens também em alguns atributos.

A condição de vitória em "Super Smash Bros. Ultimate" é exatamente a mesma dos jogos anteriores da franquia. O objetivo final da partida pode variar de acordo com o modo de jogo escolhido, mas no geral o foco é sempre mandar o inimigo para fora dos limites da fase. Para facilitar essa tarefa, sempre que você bate no inimigo, acontece um acréscimo no marcador de porcentagem no ícone que o representa. Quanto mais porcentagem existir nesse marcador, mais alto ou longe ele é arremessado com um golpe certeiro.

Controles

Smash Bros Controles - Reprodução - Reprodução
Esses são os controles básicos do "Super Smash Bros. Ultimate"
Imagem: Reprodução

Esses são os controles básicos do novo "Super Smash Bros". A primeira vista parece tudo bem simples, mas existem diversas combinações entre os botões de ação com os direcionais que geram ações diferentes para cada personagem. Abaixo vamos listar as técnicas e ataques comuns entre todos.

Ataques Smash

Smash Ataques Tilt - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os chamados Ataques Smash receberam esse nome por serem executados pressionando rapidamente o direcional do analógico para uma direção e pressionando A. Eles permitem que você mantenha o A pressionado e carregue força, o que faz dele mais lentos que os ataques normais, mas são poderosos o suficiente para finalizar os inimigos que estiverem com a porcentagem de dano alta.

Ataques Especiais

Smash Ataques Especiais - Reprodução - Reprodução
Cada personagem tem seus próprios ataques especiais
Imagem: Reprodução

Existem 4 tipos de ataques especiais por personagem. O primeiro é feito apenas pressionando o B. Já os outros três são executados quando além de pressionar o B, o jogador também coloca o direcional para o lado, para cima ou para baixo, cada um deles gerando um movimento diferente.

Ataques "Tilt"

Ataques Smash - Reprodução - Reprodução
Ataques Smash são poderosos e perfeitos para finalizar uma luta
Imagem: Reprodução

O botão de ataque normal é o A, onde você pode executar combos curtos com ataques que dão pouco dano. A variação de ataques "Tilt" consegue cobrir uma distância maior que os normais e tem menos tempo de animação que os Smash, servindo portanto para defesas rápidas em situações difíceis e para manter o adversário na distância desejada.

Ataques Short Hop

Ataques Short Hop - Reprodução - Reprodução
Os ataques Short Hop são mais uma maneira de se defender ou manter a distância rapidamente
Imagem: Reprodução

Os ataques Short Hop foram criados para serem usados de forma rápida e evitar um ataque direto do oponente. A animação na tela vai ser seu personagem executar um pequeno pulo e dar um ataque com uma distância considerável para a direção que você estiver pressionando. Nos jogos anteriores da série era preciso pressionar rapidamente Y mais o botão de ataque, o que exigia certa habilidade. Agora basta pressionar os dois botões ao mesmo tempo.

Final Smash

Final Smash - Reprodução - Reprodução
O Final Smash dos personagens são ataques especiais poderosos
Imagem: Reprodução

Esses ataques funcionam como um ultimate. Você verá uma aura em torno do seu personagem quando ele estiver pronto para soltar esse poder, que no geral é ativado quando você está com uma certa quantidade de dano acumulado. Para liberá-lo basta pressionar B. No geral, esses especiais necessitam de um momento certo para funcionar de forma efetiva, o que varia de personagem para personagem.

Dash

Smash Dash - Reprodução - Reprodução
O Dash serve para muitas ações e não só para se locomover
Imagem: Reprodução

O chamado Dash é a corrida do personagem, que pode ser ativada pressionando 2x o direcional para o lado desejado. Enquanto ele está correndo, é possível executar diversas ações, como pular mais alto ou mais longe, bater com mais força e outras mais. A velocidade de cada personagem durante o dash é diferente.

Recovery

Smash Recovery - Reprodução - Reprodução
O pulo e as habilidades podem ser utilizadas para voltar para a arena
Imagem: Reprodução

A técnica chamada de Recovery serve para te retornar para a arena após ser lançado para fora dela. Você só irá perder a partida ou uma vida, dependendo do modo de jogo, se for arremessado para fora das bordas da fase e não das plataformas.

Todo personagem tem um pulo duplo, e essa é a primeira forma de voltar para a plataforma. Se você for arremessado para longe no momento em que estava no ar, você terá somente um pulo para voltar, portanto cuidado.

Alguns personagens, como o Kirby ou a Jigglypuff, podem dar bem mais pulos e sendo assim conseguem voltar mais facilmente para as plataformas.

Outra forma de voltar é utilizando os seus ataques especiais. No geral, cada personagem tem pelo menos um ataque que serve para voltar para as plataformas, grande parte das vezes eles são usados pressionando B mais o direcional para cima.

Defesa

Smash Defesa - Reprodução - Reprodução
Há vários meios de se defender, a novidade fica por conta do Parry
Imagem: Reprodução

Há várias formas de se defender em "Super Smash Bros. Ultimate". A mais óbvia delas é utilizando o escudo, que pode ser ativado pressionando ZR ou ZL. Quanto mais tempo segurando o escudo, menor ele vai ficando e menos dano ele consegue absorver. Golpes no escudo também diminuem sua durabilidade.

Mas há outras formas de se defender, como o "rolar", por exemplo, que pode ser usado ao pressionar o escudo mais o direcional para uma das duas direções da horizontal. Durante a animação do rolamento você fica invencível, o que pode ser usado para desviar de diversos ataques e para sair de situações complicadas, assim como te colocar em uma posição ideal para conseguir conectar um ataque Smash. Mas não fique apenas utilizando a esquiva, já que se usada em sequência, cada novo uso adiciona mais tempo de recuperação, o que te deixa vulnerável a ataques.

É possível também desviar no ar, bem como utilizar a complexa esquiva Spot, que é utilizada quando você aperta o escudo mais o direcional para baixo. Ambas essas habilidades precisam de tempo de prática. A aérea tem um grande tempo de recuperação e precisa ser usada com calma. A Spot pode evitar praticamente qualquer ataque, mas precisa de tempo perfeito, muito embora não tenha nenhum agravante ao ser usada consecutivamente, como acontece na esquiva normal.

A novidade da vez ficou por conta do Parry, ou defesa perfeita, que consiste em soltar o botão de escudo no exato momento em que o ataque do inimigo conectar. Isso vai fazer com que o personagem do adversário fique paralisado por alguns instantes, abrindo brecha para um golpe.

Agarrão

Smash Grab - Reprodução - Reprodução
Agarre os inimigos para vencer rapidamente as defesas
Imagem: Reprodução

O Grab é utilizado para pegar inimigos que estão se defendendo e aplicar um golpe para arremessá-los na direção que o jogador quiser. Esse golpe varia dependendo da direção escolhida e em alguns personagens podem ser um dos golpes fortes, suficientes para vencer a partida. Ele é ativado com os botões L ou R.

Dicas Extras

  • É possível descer do ar mais rápido pressionando para baixo no direcional.
  • É possível executar diversas ações enquanto está pendurado no limite da plataforma, como atacar, rolar ou mesmo se jogar para poder pular 2 vezes.
  • Quanto mais dano seu personagem leva, mais ele entra em modo "Rage", que você poderá perceber pela fumaça e aura vermelha em torno dele. Nesse estado ele aplica mais dano para cada golpe conectado.
  • Você pode pegar itens no ar.

Itens

Smash Itens - Reprodução - Reprodução
Os itens são a chave para a vitória em várias partidas
Imagem: Reprodução

Existem diversos itens no jogo que podem ser utilizados durante o combate. Esses itens vão desde sabres de luz até pokébolas com monstrinhos que podem te ajudar. A melhor forma de dominar cada um deles é jogando e praticando em cada uma das fases do jogo.

Para pegar um item basta pressionar A, para usá-los também. Você pode arremessar o item na sua mão pressionando RB.

Como Treinar

Smash Treinos - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O primeiro passo ao começar o jogo deve ser liberar todos os personagens. Teremos outro guia ainda essa semana sobre como liberar cada um deles. Isso é importante para que você possa conhecer cada um deles e escolher os seus favoritos.

Após escolher um personagem, vá para o modo de treino para conhecer cada um dos seus ataques, fraquezas e forças. Uma boa dica aqui é começar pelos ataques especiais e treinar com o bot para conseguir executá-los de maneira mecânica. Depois tente descobrir as melhores formas de executar as técnicas de Recovery com esse personagem. Por último teste cada um dos tipos de ataque, para saber quais os melhores. Personagens com o Fox tem ataques Tilt ruins na horizontal, mas melhores na diagonal. Conhecer essas fraquezas e vantagens vai te ajudar a conseguir melhores resultados.

Se você quiser aprofundar ainda mais no jogo, conheça também cada uma das fases, já que cada uma delas possuem mecânicas diferentes. Com o tempo você irá aprender qual personagem é forte contra qual e como cada um deles se comporta em cada uma das fases, nesse momento você terá dominado o jogo e poderá se considerar um bom jogador.

Personagens Recomendados

Smash Kirby - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Existem alguns personagens que são mais fáceis para quem está começando. Esses personagens no geral tem mecânicas de Recovery fáceis e ataques de longa e curta distância. Link, Mario, Marth, Kirby e Mii Fighter são ótimas pedidas para jogadores iniciantes.

Portanto o segredo para jogar com cada um deles é o mesmo, vá ao modo treino, descubra as principais fraquezas e vantagens do personagem, treine as técnicas e vá para jogar com os amigos.

Siga o UOL Start no