Topo

Diversão garantida, "New Super Mario Bros. U Deluxe" peca com visual antigo

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

18/01/2019 04h00

Para manter o fôlego do Switch após os lançamentos de "Pokémon Let's Go Pikachu/Eevee" e "Super Smash Bros. Ultimate" em novembro e dezembro, respectivamente, a Nintendo começou 2019 jogando seguro com "New Super Mario Bros. U Deluxe". O jogo é uma versão definitiva de um título de 2012, que chegou junto com o fracassado Wii U às lojas.

Disponível desde o dia 11 de janeiro (por R$ 250,79), "New Super Mario Bros. U Deluxe" é um game de plataforma nos moldes clássicos da série Super Mario, com gráficos tridimensionais, mas jogabilidade totalmente 2D. O enredo é aquele mesmo usado desde 1985: Bowser sequestrou a princesa Peach e Mario tem que completar dezenas de fases para chegar à fortaleza do vilão e resgatar a donzela em apuros.

O atrativo está justamente no desafio e design das fases, distribuídas em oito mundos de temáticas diferentes. A dificuldade aumenta progressivamente, mas mesmo no máximo não chega aos pés do que se via em "Super Mario Bros.", "Super Mario Bros. 3" e "Super Mario World".

New Super Mario Bros U Deluxe - Divulgação - Divulgação
Poder transforma Mario em espécie de esquilo planador
Imagem: Divulgação
Isso não significa que as fases sejam fáceis demais, pelo contrário. Chegar até a bandeirinha no final é tranquilo, mas coletar todas as moedas grandes ou encontrar segredos é onde mora o verdadeiro desafio, especialmente nos primeiros mundos. Para isso você vai precisar de power-ups, como o cogumelo que transforma Mario e amigos em uma espécie de esquilo planador ou uma roupa que veste os personagens de pinguim.

Essas novas habilidades são integradas de um jeito criativo com as fases, que são compridas e divertidas de explorar. Sem a jogabilidade precisa de "New Super Mario Bros. U Deluxe", isso não funcionaria, mas o game é ótimo nesse quesito. Pular de plataforma em plataforma funciona como sempre, ainda que a física do jogo seja diferente da dos clássicos de Nintendinho e Super Nintendo.

Fora os saltos tradicionais, os controles incluem um giro extra no ar, pulos na parede e a bundada, um golpe necessário para derrotar inimigos maiores, como uma versão gigante do Dry Bones - a tartaruga caveira dos castelos.

Mudanças e acessibilidade

O pacote lançado para o Switch traz as centenas de fases de "New Super Mario Bros. U" e da DLC "New Super Luigi U" da mesma forma como elas foram lançadas no Wii U. A coletânea não é, no entanto, uma repetição completa do que foi visto no último console da Nintendo, porque introduziu novas opções de acessibilidade.

O game de Switch apresentou Toadette como uma personagem de jogabilidade diferente da Mario, Luigi e os Toads normais. Jogar com ela é a mais preciso do que com os outros, porque Toadette escorrega menos nas fases terrestres e consegue nadar em todas as direções nos cenários debaixo d'água. Ela também tem um power-up exclusivo, uma espécie de coroa que a transforma em Peachette.

New Super Mario Bros U 2 - Divulgação - Divulgação
Toadette tem um power-up exclusivo
Imagem: Divulgação

Esse poder é meio apelão, porque dá a Toadette a capacidade de flutuar após saltos e um poder de um segundo pulo, semelhante ao cogumelo-esquilo. Quem busca um desafio real pode acabar frustrado com essas facilidades, mas é inegável que explorar as fases com Toadette é mais conveniente do que com qualquer outro personagem.

Conheça os 10 melhores games de 2018 para o UOL Jogos

Veja aqui

Ainda existe uma quinta opção de personagem, o coelho Nabbit. Ele é indicado a quem for realmente iniciante ou sem familiaridade com videogames, porque não toma dano de nenhum inimigo e só "morre" caindo em buracos ou em obstáculos como lava ou veneno.

As variações são bem-vindas pelo caótico modo cooperativo, de até quatro jogadores. É uma boa opção para jogar com amigos, porque acaba causando cenas engraçadas, tipo Mario pular na cabeça de Luigi e jogar o irmão para um buraco. Se você busca descontração, é uma ótima pedida, mas se seu objetivo é encontrar todos segredos de cada fase, melhor se aventurar sozinho.

Visual genérico e cansado

Em maio de 2006, a Nintendo apresentou no DS "New Super Mario Bros.", uma nova representação de Mario, com um visual mais moderno para os jogos de plataforma 2D do encanador. Na época, foi uma abordagem refrescante para o personagem, que não tinha sido desenhado de uma forma diferente nessa perspectiva desde o Super Nintendo.

New Super Mario Bros. U Deluxe 3 - Divulgação - Divulgação
Inspirada em Van Gogh, a fase da foto é uma das poucas com um visual único no jogo
Imagem: Divulgação

O mesmo estilo de arte foi adotado para jogos no Wii, 3DS, Wii U, em celulares e, agora, quase 13 anos depois, no Switch. Depois de tantas versões sem grande variação, o visual se tornou repetitivo e, em comparação a jogos como "Rayman Legends" ou "Donkey Kong Country: Tropical Freeze", genérico. Ainda que o tema de cada um dos oito mundos seja diferente, poucos deles são refrescantes para o olhar.

Como "New Super Mario Bros. U Deluxe" não é um jogo novo, mas uma coletânea com resolução melhor e uns poucos adicionais, o visual é aceitável. Ainda assim, esse lançamento chega para mostrar que, se a Nintendo pensa em um novo Mario 2D, ela deve buscar um novo estilo artístico, porque o desse já está cansado.

Diversão pura, sem compromisso

A chegada dessa coletânea é parte da estratégia da Nintendo de apresentar a milhões de novos jogadores games que ficariam condenados ao pequeno público que comprou um Wii U. "New Super Mario Bros. U Deluxe" segue a tendência de "Captain Toad", "Mario Kart 8 Deluxe" e "Donkey Kong Country: Tropical Freeze", todos relançamentos para Switch com algumas ou até nenhuma novidade de conteúdo.

New Super Mario Bros. U Deluxe 4 - Divulgação - Divulgação
"New Super Luigi U" é um atrativo para quem não jogou a DLC no Wii U
Imagem: Divulgação

Quem jogou "New Super Mario Bros. U" no antecessor do Switch não tem porque comprar a coletânea, a não ser que queira jogar de novo em uma plataforma realmente portátil ou não tenha experimentado a DLC "New Super Luigi U" - uma boa adição, mas que não justifica o custo.

Para quem pulou o Wii U, "New Super Mario Bros. U Deluxe" é uma aposta certeira para boas horas de divertimento e desafio, seja sozinho ou com amigos. Embora os gráficos estejam datados, a jogabilidade é excelente e o modo cooperativo é amigável até a pessoas que não costumam jogar.

Nota: 8