Topo

Dez segredos que levaram anos para serem descobertos em jogos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Giuseppe Carrino

Do GameHall

31/03/2019 04h00

Uma das coisas mais legais nos jogos é descobrir informações secretas. Elas podem ser desde uma curiosidade inofensiva até uma informação reveladora a respeito do jogo ou das intenções de seus criadores.

Abaixo seguem 10 segredos que foram tão bem escondidos pelos desenvolvedores, que levaram anos até que alguém conseguisse achá-los.

Nathan Drake de Uncharted não perde vida, mas sim sorte

Uncharted - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em 2018 foi revelado por Jonathan Cooper, um dos animadores da Naughty Dog, que o protagonista da série "Uncharted", Nathan Drake, nunca recebe dano dos disparos dos inimigos. Na verdade, a interface do game vai mudando de cor para representar sua sorte indo embora, até que, eventualmente, os inimigos consigam atingi-lo e matá-lo.

Celular-bomba em GTA V

Existem muitos códigos de trapaça em "Grand Theft Auto V", mas um deles foi descoberto somente em 2016, três anos após o jogo ter sido lançado. Ao discar o número 1-999-367-3767, o jogador liga para um serviço chamado "Black Cellphones", que por razões inexplicáveis ativa uma explosão e muda a aparência do celular.

"Moeda impossível" em "Super Mario 64" apanhada após 18 anos

"Super Mario 64" foi uma revolução nos jogos de plataforma ao ser lançado em 1996, graças à sua jogabilidade e níveis bem construídos e complexos. Os cenários tinham segredos, claro, e um deles foi apelidado de "moeda impossível" pela comunidade, levando a crer que se tratava de uma moeda que havia sido esquecida pelos designers. Em 2014, cerca de 18 anos depois de o jogo sair, o jogador pannenkoek2012 conseguiu a proeza de pegar a tal moeda.

Personagem de papelão em "Resident Evil 4"

Doze anos depois de o incrível "Resident Evil 4" chegar ao mercado, alguém notou que havia algo estranho em um dos cenários. Um easter-egg tão bem escondido que você precisa usar a mira telescópica do rifle em um determinado ângulo para encontrá-lo, e apenas por meio de ferramentas que manipulam a câmera do jogo consegue ver do que se trata: um homem 2D utilizando cachecol preto e uma jaqueta verde.

Inimigos em "Bioshock" sempre erram o primeiro disparo

Bioshock - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um dos melhores jogos da história recente, "Bioshock" tem um segredo curioso, que só foi descoberto quando o diretor criativo, Ken Levine, fez a revelação no Twitter. Em setembro de 2017, ele disse que os inimigos sempre erram o primeiro tiro nos jogadores. Não se trata de um bug, mas de uma regra intencional para dar chance de reação aos jogadores.

Emulador em "Animal Crossing" para GameCube

Quem jogou lembra que era possível comprar um Nintendinho dentro do jogo, juntamente com alguns títulos. O que ninguém sabia até pouco tempo é que esse item era, na verdade, um emulador de NES. De acordo com um artigo do site "Ars Technica", o especialista em segurança James Chambers descobriu que o jogo vasculha seu memory card em busca de arquivos de ROM compatíveis com o item. Usando a "magia" da depuração, dá para fazer o jogo reconhecer comandos para que ele rode praticamente qualquer arquivo de ROM que seja colocado ali.

Mini-mapa em "Silent Hill 2"

Em 2018, fãs de "Silent Hill 2" descobriram que o jogo possui um mini-mapa escondido, juntamente com um recurso que permite salvar o progresso em qualquer lugar. São segredos exclusivos da versão do game para PS2, acessíveis após terminar o jogo e obter o "Dog Ending".

Metroid em "Donkey Kong Country: Tropical Freeze"

Quatro anos após o jogo ter sido lançado para Wii U, o jogador Shane Marchis encontrou um Metroid dentro de uma das fases do game. A busca por coisas relacionadas com a franquia "Metroid" dentro de "Tropical Freeze" começou após jogadores encontrarem a nave da personagem Samus Aran pendurada no cenário de fundo da fase 1-B, Busted Bayou. O Metroid em questão aparece somente na fase 4-3, Amiss Abyss, no mundo Sea Breeze Cove, e apenas se você voltar até uma determinada parte da fase, o que justifica a demora para encontrar esse segredo.

Último segredo de "Doom 2" achado depois de quase 25 anos

Algo tão incrivelmente escondido em "Doom 2", que levou mais de duas décadas para ser localizado. No caso, estamos falando de uma área dentro do mapa Industrial Zone, mas que até pouquíssimo tempo atrás os jogadores achavam que só era possível de ser acessada por meio de códigos de trapaça. Isso mudou em 2018, quando o jogador Zero Master descobriu uma forma de entrar ali legitimamente, sendo empurrado na área secreta por um inimigo. Até o produtor do game, John Romero, parabenizou o jogador pela proeza.

Moeda encontrada em "Donkey Kong 64" após 17 anos

Ninguém gosta muito de se lembrar desse jogo, pois nem chega perto da qualidade dos demais títulos da franquia. Entretanto, ele possui um pequeno segredo que foi descoberto somente em 2017, ou seja, 17 anos depois do lançamento. No caso, trata-se de uma moeda arco-íris que está localizada na fase Fungi Forest, muito bem escondida numa parte do cenário com muita grama. Ela foi encontrada pelo speedrunner Isotarge, fazendo o número total de moedas no jogo saltar para 977.

Siga o UOL Start no