Topo

"Risk of Rain 2": Dicas e segredos para sobreviver

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do GameHall

06/04/2019 04h00

Revelado na conferência da Gearbox na Pax no último dia 28, "Risk of Rain 2" foi lançado imediatamente no Steam, dentro do modelo agora já bem difundido chamado de "Early Access". O resultado surpreendeu até mesmo os desenvolvedores, que não imaginavam que o jogo desde então fosse figurar diariamente entre os mais vendidos da plataforma.

O resultado positivo é para lá de merecido, já que esse roguelike trouxe todos os desafios e mistérios do primeiro game para um mundo em três dimensões bastante interessante. E por desafios entenda dificuldade alta, já que sobreviver aos portais exige habilidade e planejamento.

Estamos jogando sem parar desde o lançamento, por isso separamos algumas dicas e segredos para melhorar o seu desempenho e garantir alguns minutos a mais de sobrevivência.

Foco nos Portais

O objetivo em "Risk of Rain 2" é bem simples. Após cair em um planeta, procure por um portal, ative-o e lute contra um chefe enquanto o portal carrega. Se você sobreviver, utilize esse portal para conseguir viajar até um próximo planeta e repetir o processo.

O problema é que encontrar o portal não é tão simples, já que as fases são grandes o suficiente para deixar você perdido. Para complicar ainda mais, cada minuto gasto em vão aumenta a dificuldade do jogo. Esse nível de dificuldade pode ser visto no canto direito superior da sua tela, começando do fácil e indo a dificuldades absurdas como "Impossível" e "Eu Desisto". Importante: essa barra de dificuldade corre solta, e não é resetada entre um nível e outro.

O ideal, então, é encontrar o meio termo que permita passar pelo portal o mais rápido possível, mas também acumular dinheiro e itens. O primeiro passo para isso é encontrar o portal. Assim que cair no planeta, corra sem dar muita atenção para os lados até encontrar o portal. Os inimigos que foram surgindo pelo caminho vão te seguir até ele e é nessa hora, antes de ativar o portal, que você deve eliminá-los.

Risk of Rain 2 - Tutorial 1 - Reprodução - Reprodução
Derrote o chefe e recarregue o portal para viajar para outro planeta
Imagem: Reprodução

Compre algum tesouro que esteja por perto e ative rapidamente o portal. Elimine o chefe e os demais inimigos que vão surgir, e se prepare para viajar para o próximo planeta. Ficar em um mesmo lugar matando inimigos a troco de experiência pode ser convidativo, mas cada minuto perdido significa que os próximos chefes ficarão mais difíceis.

Se você está com dificuldade de ver o portal, saiba que os desenvolvedores do jogo já tomaram nota e vão melhorar os efeitos para facilitar a visualização nas próximas atualizações. Mas temos um segredo: o portal emite pequenas partículas vermelhas na região em que ele está. Elas são um pouco difíceis de ver, portanto preste atenção. Quando seu personagem estiver envolto de partículas vermelhas, é sinal que o portal está próximo.

Troque dinheiro por itens, e não XP

Após matar o chefe e garantir o portal, você estará com uma boa quantidade de dinheiro no bolso. Se você decidir atravessar o portal, todo o seu montante será convertido em experiência, o que não é o ideal.

O que faz o seu personagem forte -- e o que dá o charme ao jogo -- são os itens adquiridos durante a fase, como óculos que aumentam a chance de ataques críticos ou ursos de pelúcia que possibilitam que você bloqueie ataques. Eles são conseguidos em tesouros, altares e outros locais mais exóticos e no geral custam dinheiro.

Risk of Rain 2 - Tutorial 2 - Reprodução - Reprodução
Gaste seu dinheiro em altares e portais, não em experiência
Imagem: Reprodução

Assim que completar o portal, dê uma passada rápida pela fase coletando todos os tesouros e altares, e só então atravesse o portal para o próximo planeta.

Conheça os Mapas

Essa é quase uma dica "Git Gud", mas é algo que vai passar despercebido por muitos jogadores. Os níveis de "Risk of Rain 2" são aleatórios, cada nível pode se passar em pelo menos dois lugares diferentes. Essas fases por sua vez têm os elementos principais dela: tesouros, altares e portal também colocados no mapa de forma aleatória.

No entanto, a formação do terreno é sempre a mesma, com os locais secretos muitas vezes no mesmo lugar, assim como pontos de interesse. Ao descobrir esses locais e memorizá-los, você saberá exatamente onde o portal pode estar, onde ir para coletar o loot mais raro da fase ou os locais onde geralmente existem santuários.

Risk of Rain 2 Tutorial 3 - Reprodução - Reprodução
Existem diversos segredos escondidos em cada mapa
Imagem: Reprodução

Para conseguir esse conhecimento é preciso jogar bastante em cada nível e explorar cada canto até descobrir os seus segredos. Em alguns deles é possível abrir portas, em outros há tesouros com tempo para serem abertos e uma infinidade de outras coisas escondidas que podem melhorar o seu jogo.

Colete e use as Moedas Lunares

As Moedas Lunares são conseguidas aleatoriamente após abater inimigos. Elas são grandes, redondas e azuladas. Lembre sempre de coletá-las quando aparecerem por aí.

O primeiro uso delas é simples. Existe uma planta que pode aparecer no mapa chamada de planta lunar. Sempre que você der uma Moeda Lunar para ela, vai receber um bom item em troca. Isso, no entanto, é recomendado somente depois do principal uso da moeda, liberar o Artificer, um dos personagens do jogo.

Risk of Rain 2 Tutorial 4 - Reprodução - Reprodução
Colete as Moedas Lunares
Imagem: Reprodução

Para isso você precisa chegar ao bazar lunar. Procure por uma rocha azul com alguns espinhos também dessa cor ao seu lado. Dê uma moeda lunar para ela e complete o portal da fase. Só que em vez de entrar no portal para o próximo planeta, procure o portal lunar, que leva até o bazar.

Com 10 moedas lunares você poderá comprar o Artificer, um dos personagens mais divertidos do jogo. Com as outras moedas você poderá adquirir os poderosos itens lunares, que farão a sua jornada bem mais tranquila.

Faça um exército de Drones

Além dos diversos tesouros e altares espalhados pelo mapa, você também vai se deparar com maquinários quebrados que podem ser restaurados gastando um pouco do seu dinheiro.

Existem metralhadoras montadas que não valem a pena, a não ser que estejam próximas do portal, já que elas não se movem. E existem também os ótimos drones que te seguem para todo lugar, inclusive para os próximos níveis.

Eles podem ser encontrados em vários formatos. Equipados com metralhadoras, lança granadas e até mesmo alguns que ficam responsáveis por curar a sua vida.

É possível levar vários deles com você, portanto não precisa se preocupar em gastar o seu dinheiro com esses companheiros, pois o investimento compensa e eles vão facilitar muito a sua jornada, principalmente em níveis mais avançados, com mais inimigos aparecendo a todo o momento.

Jogue com amigos

Jogar com amigos é sempre mais divertido e garante as melhores experiências possíveis em um jogo pensado para o multiplayer. No caso de "Risk of Rain 2" isso também é verdade, mas a dica vai muito além da diversão.

Certos segredos do jogo só podem ser encontrados quando há mais de uma pessoa na fase e a progressão pelos níveis mais avançados também fica bem mais tranquila. Além disso, é possível trocar itens com os amigos, fazendo com que todo o time fique com builds planejadas e que todos tenham o máximo de aproveitamento possível.

Risk of Rain 2 Tutorial 5 - Reprodução - Reprodução
Jogue com amigos
Imagem: Reprodução

Para quem adquiriu "Risk of Rain 2" nas primeiras 48 horas, existe um convite no seu inventário da Steam para dar o jogo completo para um amigo. Quem perdeu a promoção e está atrás de companheiros não precisa se preocupar. Os desenvolvedores do jogo criaram um Discord onde milhares de jogadores estão sempre conversando sobre o jogo e montando grupos para jogar. O melhor é que tem uma porção de brasileiros lá também. Você pode acessar a sala por aqui: https://discord.gg/riskofrain2

O difícil vai ser parar: as mecânicas de aleatoriedade, a busca por segredos e por novos itens fazem com que cada nova sessão tenha sua própria história, e que você entre em um loop de "só mais uma". Com o tempo você vai melhorando suas habilidades e o progresso vai ficando natural. Siga as dicas acima e se divirta com os amigos.