Topo

Guia para iniciantes em "Path of Exile"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

10/04/2019 04h00

Lançado no finalzinho de 2013 para PC, "Path of Exile" trouxe uma concorrência pesada para "Diablo III", que era o líder absoluto no gênero de RPG de ação até então. Com uma dinâmica parecida com a do concorrente, mas uma série de elementos que faltavam ao jogo da Blizzard, o jogo da Grinding Gear Games foi ganhando cada vez mais terreno, e chegou ao Xbox One em 2017.

Hoje, mais de cinco anos depois da estreia, PoE acumulou uma legião de fãs, tornou-se um dos principais nomes do gênero no mercado e ainda gera expectativas pela próxima liga que trará novidades de jogabilidade. Antes tarde do que nunca, o jogo chegou ao PS4: você já pode baixá-lo pela PSN, totalmente grátis.

Mergulhar em "Path of Exile" pode ser complicado para os desavisados. A árvore de habilidades parece mais uma Floresta Amazônica, de tão complexa. E as possibilidades na hora de montar o seu personagem são inúmeras, bem como as chances de a build dar errado. Além disso, o jogo conta com uma infinidade de sistemas que foram sendo adicionados com o passar do tempo, fazendo a curva de aprendizado ficar cada vez mais puxada.

Para ajudar a superar cada um desses pequenos obstáculos e permitir que você curta o que o jogo tem de melhor (a boa história, ótima jogabilidade e farto conteúdo de endgame), preparamos este guia para você começar sua aventura sem sustos. Vem com a gente:

O que são as ligas?

Assim que o jogo abrir, sua primeira decisão será em qual liga deseja jogar. O jogo tenta explicar de forma simples como cada uma delas funciona, mas a confusão é inevitável.

Pois bem, as opções serão três: a Liga Standard, a Liga Challenge (que nessa temporada tem o nome de Synthesis) e a Liga Hardcore. Cada uma delas tem suas próprias características e desafios únicos, indicadas para vários perfis de jogador.

A primeira delas, a Liga Standard, é o modo padrão do jogo. Nele, o seu personagem é permanente e o mundo estará lá sempre te esperando. As novidades só chegarão aqui -- se chegarem -- ao final de cada temporada, depois de usadas e testadas nas outras ligas.

Path of Exile Ligas - Reprodução - Reprodução
A cada nova liga surge uma nova mecânica que dá o nome do desafio, como Talisman ou Synthesis
Imagem: Reprodução

A maior parte dos jogadores está na Liga Challenge. Esse modo de jogo dura aproximadamente quatro meses e sempre introduz novidades na jogabilidade. Para participar é preciso um novo personagem, e no final desse período tanto o personagem criado como seus itens serão enviados para a liga Standard. Continuar jogando com ele ou não é escolha do jogador.

E por fim temos a liga Hardcore, que tem tudo que a Liga Challenge oferece mas com um desafio extra: morrer no jogo significa ter o seu personagem enviado para a Liga Standard. Essa é indicada apenas para os veteranos, que gostam de um desafio maior e, de preferência, que tenham uma boa conexão com a internet, pois um problema com latência pode significar sofrimento eterno.

Se você estiver iniciando o jogo no PC, ainda será possível escolher dentro dessas ligas um modo onde é proibido trocar itens com outros jogadores, o que gera um desafio ainda maior.

Para quem está começando o primeiro personagem, a indicação é partir direto para a Liga Challenge. A quantidade de jogadores é maior, as mecânicas mais recentes estarão presentes e a dinâmica do modo mais utilizado pela comunidade pode ser vivenciada por tempo suficiente até decidir o seu estilo de jogo. Até porque no fim das contas, o seu personagem irá acabar no modo Standard de qualquer forma e se quiser continuar com ele basta seguir em frente nessa liga.

Árvore de habilidades e Gemas

Após escolher a sua liga, será a vez de decidir pela sua classe. Embora o jogo sempre tenha alguma classe mais ou menos poderosa a cada nova liga, todas conseguem se virar bem com uma boa build. Então não tenha medo de escolher a que mais te agrada pelo visual ou estilo de jogo. Aliás, a primeira boa dica para quem está começando é não se apegar demais ao personagem. Você entenderá o porquê daqui a pouco.

Assim que passar a introdução, seu personagem será jogado na praia, o primeiro mapa do jogo, como um bom exilado abandonado à própria sorte. Se por um lado é triste, por outro é agora que a diversão começa. Logo de cara você será atacado por hordas de inimigos e vai começar a acumular uma boa quantidade de itens.

No seu inventário, dando uma conferida nos seus equipamentos, você verá que vários itens terão círculos nas cores Verde, Vermelha e Azul. Esses são os espaços reservados para as gemas, que conferem habilidades e magias para o seu personagem. Quanto mais espaços para gemas e mais ligações entre elas, melhor será o seu equipamento.

Path of Exile Inventário - Reprodução - Reprodução
Quanto mais espaço para gemas, melhor o item
Imagem: Reprodução

Nesse início, seu objetivo será a experimentação. Teste as gemas que for conseguindo no caminho e veja qual habilidade mais casa com o estilo de jogo que você procura. Será a partir dessa decisão que você irá traçar o seu caminho na parte mais complexa do jogo, a árvore de habilidades.

Toda vez que você ganhar um nível será possível escolher uma habilidade passiva na árvore de habilidades, que pode ser acessada pelo menu, já que as magias e habilidades são conferidas mesmo pelas gemas. À primeira vista você ficará confuso, já que as possibilidades vão parecer infinitas. É aqui que começa o desafio de PoE.

Path of Exile Arvore de Habilidades - Reprodução - Reprodução
Essa é apenas uma parte da árvore de habilidades do POE
Imagem: Reprodução

Lembra que falamos para não ter amor demais pelo personagem? Essa é uma máxima que vale ainda mais para os iniciantes. Para montar uma build que garanta desempenho ótimo no endgame, que possibilite enfrentar os chefes mais poderosos do jogo e vencer, será preciso conhecer a fundo essa árvore. Como isso só é possível para quem tem muito tempo e disposição infinita, o melhor caminho é seguir uma build pronta e ir aprendendo com ela, falaremos disso em beve. Mas antes de seguir por esse caminho, experimente um pouco, use esse primeiro personagem como um teste. Escolha os caminhos que você acha melhor para seu estilo de jogo, como mais pontos de inteligência para seu personagem mágico e melhorias que favorecem o tipo da sua gema e seus equipamentos. Embora o resultado seja provavelmente ruim a partir do nível 50, você terá aprendido bastante sobre como a progressão do personagem funciona.

Como só é possível resetar a sua build se os desenvolvedores fizerem mudanças significativas na árvore de habilidades e permitirem essa ação, o provável destino desse primeiro personagem será a lata de lixo. Crie outro personagem e siga agora uma build pronta, feita para a habilidade que você mais curtiu nesse processo.

Essas builds são disponibilizadas no próprio site oficial do jogo, ensinando como e quando melhorar a sua árvore e quais os melhores equipamentos para fazer suas qualidades brilharem no decorrer do jogo. No seu computador, você poderá baixar programas que permitem testar as builds. Nesses programas é possível escolher o seu caminho de habilidades, itens, equipamentos e gemas, fazendo todas as correções que você achar necessárias.

Dicas essenciais

Conselhos de amigo para tornar sua vida mais fácil:

- Os itens são divididos em 4 raridades, nessa ordem: Branco, Azul, Amarelo e Laranja. Os itens brancos e azuis valem muito pouco. Como seu inventário é limitado, carregue apenas os itens Amarelo e Laranja, e equipe o seu personagem com o que achar de melhor.

- A exceção fica para os itens chamados de RGB, que têm um espaço para cada cor de gema, com todas ligadas. Esses equipamentos podem ser vendidos para qualquer NPC por uma moeda importante no jogo.

- Não existe uma moeda única. Os vendedores trocam itens no formato de escambo, fornecendo itens que, ao serem coletados em uma certa quantidade, transformam-se em um tipo de moeda do jogo. Nessa primeira aventura, apenas colete o máximo que conseguir e não se preocupe em gastá-las até chegar no endgame.

- A única compra realmente indicada é a de uma bota de velocidade, que pode ser adquirida com os NPCs do jogo. Isso fará seu progresso pelos mapas ser bem mais rápido e a progressão, maior.

- Todas as cidades contam com um baú onde é possível guardar itens importantes, como moedas e gemas, além de poder compartilhá-los com outros personagens da sua conta.

Path of Exile Baú - Reprodução - Reprodução
Use os baús para guardar os itens que você não precisará usar em combate
Imagem: Reprodução

- O jogo não conta com microtransações que influenciam diretamente na qualidade do seu personagem. No entanto, comprar abas a mais para o seu baú é uma ótima dica para quem pretende dedicar mais tempo nas aventuras.

- Os seus frascos, de vida e mana, são preenchidos matando inimigos ou retornando para uma cidade.

- O jogo conta com 10 atos e mais um prólogo. Aproveite para curtir bastante a história nessa primeira aventura.

- O nível máximo do jogo é o 100, o que garante 99 pontos de habilidades passivas. Ainda é possível receber mais de 20 outros pontos através de missões secundárias.

- Chegar no nível 100 é para poucos, e uma missão pouco provável na Liga Challenge. Uma meta ideal seria em torno do nível 80. Para se ter uma ideia, para passar do nível 99 para o 100 é preciso dobrar toda a experiência obtida até então.

- No terceiro ato você poderá ter acesso ao primeiro labirinto do jogo. Para isso é preciso fazer desafios em diversos locais durante os atos anteriores. Após completar um labirinto, você poderá fazer uma ascensão, que permite evoluir a sua classe e garante algumas habilidades extras importantes para seu personagem.

- Durante o labirinto, é possível conseguir buffs e desabilitar ajudantes do chefe Izaro. Embora isso ajude a não morrer, o que te obriga a recomeçar o labirinto, existe o ponto negativo de diminuir as suas recompensas no final do percurso.

- Faça o labirinto assim que conseguir o nível necessário. A Ascensão te deixará bem mais forte, e os bons itens compensam.

- Vasculhe todo o labirinto atrás de chaves para abrir os tesouros disponíveis após vencer o Izaro pela terceira vez.

- Os itens podem ir até a qualidade 20 e depois serem corrompidos para a qualidade 23. Um item corrompido não pode mais receber modificações.

- As áreas que você visita, chamadas de instâncias, ficam com a mesma forma por cerca de 8 minutos após você deixá-las. Passado isso, ela é resetada e criada novamente de forma aleatória.

- As gemas possuem nível que são aumentados com o passar do tempo desde que elas estejam equipadas. É possível equipar gemas nas armas secundárias para que elas ganhem níveis de forma passiva.