UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

25/02/2008 - 10h51

Co-fundador da SCE, Phil Harrison deixa a Sony

do Finalboss
A Sony Computer Entertainemnt (SCE) anunciou o desligamento de Phil Harrison da companhia a partir desta sexta-feira (29). Harrison deixa o cargo de presidente da Sony Worldwide Studios, que será ocupado interinamente por Kaz Hirai, que acumula também o cadeira de presidente-executivo da Sony Computer Entertainment.

A notícia vem logo depois de Harrison criticar em entrevista a divisão japonesa da Sony Computer Entertainment, dizendo que os executivos orientais demoraram a perceber o fenômeno dos jogos sociais e que o Wii acabou tomando esse espaço. Harrison também disse que "Wii Sports", para Wii, tem a "verdadeira idéia" de um jogo de próxima geração.

Harrison se uniu à Sony Electronics Publishing - que viria a ser a Sony Computer Entertainment da Europa - em 1992, antes do lançamento do PSOne, e desde então teve uma participação importante na estratégia de lançamento de quatro plataformas da linha PlayStation. Também foi responsável pela construção de relações fortes com distribuidoras e desenvolvedoras de jogos em âmbito global. Desde que se tornou presidente da Sony Worldwide Studios, Harrison aplicou sua expertise para liderar o desenvolvimento interno de jogos, ao mesmo tempo em que perseguiu agressivamente o desenvolvimento de novas formas de entretenimento online.

"Como um dos membros fundadores da SCE, Phil teve um importante papel no desenvolvimento e no crescimento do negócio PlayStation em nossa indústria", comentou Kaz Hirai. "É triste vê-lo partir da SCE, mas eu quero expressar minha gratidão por tantas contribuições inestimáveis e também desejar a Phil boa sorte em seus futuros projetos".

"Os últimos 15 anos na Sony Computer Entertainment foram a jornada que define a minha vida até então", disse Harrison. "Estou grato a toda a família PlayStation por seu incrível suporte, orientação e amizade. Foi um privilégio servir como parte do time e ser inspirado por eles diariamente. Eu estou tão orgulhoso de tudo que o PlayStation alcançou e vou continuar a dar suporte ao seu futuro de todas as formas que eu puder".

Baixa

Em menos de um ano, a cúpula da divisão de jogos da Sony mudou bastante. Em meados de 2007, Ken Kutaragi, considerado o "pai do PlayStation", deixou o cargo de presidente-executivo da Sony Computer Entertainment. Chamado de "renegado" pela mídia internacional, Kutaragi se tornou aos olhos do mundo uma "pedra no caminho" de Howard Stringer, executivo-chefe da corporação Sony. Sua saída veio logo após Stringer ter revelado em entrevista a crescente tensão entre ambos, pelo fato de Kutaragi jamais "comunicar aos seus chefes ou outras unidades" quaisquer mudança de planos. Kutaragi foi afastado em abril até que em junho se desligou por completo da empresa.

Sem Harrison, a Sony perde um de seus principais rostos, papel que cabia a Peter Moore na Microsoft, e também um competente homem de tecnologia, a quem é creditado a evolução dos títulos para PlayStation 3, mais notadamente "Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction" e "Uncharted: Drake's Fortune". Harrison também introduziu experiências inovadoras como "LittleBigPlanet", um game no qual os jogadores podem inventar suas próprias brincadeiras, e o "PlayStation Home", um ambicioso mundo virtual que está sendo preparado para o PlayStation 3.

O futuro de Phil Harrison parece já estar definido. Sua próxima parada, segundo fontes ligadas à indústria, pode ser a Atari, onde se juntaria a David Gardner, ex-executivo da EA, sendo assim parte integrante dos planos de recuperação da companhia.
Mais
Executivo da Sony se diz frustrado com divisão japonesa

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host