UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

10/07/2008 - 12h03

Heroína de "Mirror's Edge" é praticante de 'parkour'

do Finalboss
Siga UOL Jogos
A EA DICE (antes chamada Digital Illusion CE) é a subsidiária da Electronic Arts responsável pela série "Battlefield". Mas agora a divisão quer ir além de sua franquia famosa, com o intuito de diversificar o portfólio, trazendo um novo jogo de ação, aventura e plataforma em primeira pessoa chamado "Mirror's Edge", que está sendo desenvolvido para PC, Xbox 360 e PlayStation 3.

O game coloca os jogadores no controle da heroína Faith, uma 'traceuses' que deve lutar contra um governo opressivo em um mundo minimalista e estéril. Traceuses é o nome que se dá às mulheres que praticam o parkour, uma atividade com o princípio de se mover de um ponto para outro da maneira mais rápida e eficiente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano para transpor os obstáculos. Elementos desse esporte foram usados em "Assassin's Creed" e no filme "Cassino Royale", a última aventura do agente 007.

Os comandos nesse jogo usam um esquema simples de controles sensíveis ao contexto. Colocar para cima no direcional, por exemplo, permite que ela pule obstáculos, enquanto que inclinar para baixo a faz deslizar por baixo. Dependendo da situação, colocar nessas direções leva a realizar outras ações.

O modo de história prevê duração entre dez a 12 horas. As missões não serão baseadas em "free-roaming", ou seja, o jogador não tem a liberdade de explorar toda a cidade como bem quiser, mas cada fase tem um cenário extenso e não-linear, que permite caminhos e estratégias diferentes para o mesmo objetivo - e há vários "checkpoints" espalhados.

No lugar de poder de fogo, o jogador deve dar mais importância à velocidade em "Mirror's Edge". Armas pesadas fazem Faith perder mobilidade e, quando fica sem munição, o melhor a fazer é simplesmente jogar fora e correr. É que quando Faith está segurando uma arma, não pode usar seus movimentos de combate corpo-a-corpo, deixando-a ainda mais limitada.

Não há nenhuma espécie de indicador na tela, isto é, informação de jogo. No entanto, uma retícula simples pode ser usada para mira, e também para ajudar o jogador a focalizar um ponto, prevenindo enjôo causado pelo movimento.

O corpo como arma

Faith é uma velocista de roupas leves e não uma combatente equipada, e por isso ela não é muito resistente a danos - mas ela pode se recuperar dos ferimentos com o tempo. Muito utilizado desde que popularizado pelo filme "Matrix", o game traz um sistema no estilo "bullet time", chamado aqui de tempo de reação, que vai deixar a ação mais lenta, para que os jogadores possam escolher um caminho sem perder o impulso. Outro sistema de "Mirror's Edge" é a visão de corredor, que permite aos jogadores examinarem rapidamente o cenário em busca de caminhos possíveis por meio de cores vibrantes.

O enredo do game está nas mãos da escritora Rhianna Pratchett (responsável também pelos enredos de "Heavenly Sword" e "Overlord"). No game, os pais de Faith foram mortos durante um protesto ao governo e como resultado a heroína cresceu nas ruas e tornou uma "runner" - uma pessoa que entrega mensagens para a resistência. A história gira em torno da missão de Faith cujo objetivo é resgatar sua irmã, que foi acusada de assassinato pelo governo autoritário. Agora, o governo também está atrás de Faith.

Segundo a Electronic Arts, "Mirror's Edge" não tem um componente multiplayer tradicional, no entanto outros modos de jogo serão incluídos. Mais detalhes sobre o game devem ser revelados na E3 2008, evento que acontece em Los Angeles entre 15 e 17 de julho, com cobertura ao vivo do UOL.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host