UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

07/05/2009 - 13h14

Produtora de "Duke Nukem Forever" fecha as portas

do Finalboss
Siga UOL Jogos
A produtora 3D Realms, famosa pela série "Duke Nukem" e que nos últimos 13 anos vinha desenvolvendo "Duke Nukem Forever", fechou suas portas. Boatos começaram a correr pela internet na tarde desta quarta-feira (6) e uma mensagem no fórum oficial da companhia confirmou a informação.

"Não é uma coisa de marketing", disse Joe Siegler, webmaster do fórum, negando que se tratasse de alguma campanha sobre o jogo. "É verdade. Eu não tenho mais nada a dizer nesse instante". Segundo o site Shacknews, citando uma "fonte confiável", empregados do estúdio foram avisados ontem de tarde do seu fechamento, causado por "problemas financeiros".

A Take-Two Interactive, por meio de seu vice-presidente de comunicações e assuntos públicos, Alan Lewis, não quis comentar diretamente sobre o fechamento da 3D Realms, mas esclareceu que sua parceria com a empresa em relação a "Duke Nukem Forever" era apenas de publicação, ou seja, a distribuidora não injetava fundos para o desenvolvimento, que estava totalmente a cargo da produtora.

"Podemos confirmar que nossa relação com a 3D Realms para 'Duke Nukem Forever era apenas um acordo de publicação', que não incluía investimentos contínuos para o desenvolvimento do título", disse ele. "Além disso, a Take-Two ainda retém os direitos de publicação de 'Duke Nukem Forever'." Lewis também confirmou que a propriedade intelectual do game ainda pertence à 3D Realms.

Eternamente

O fechamento da produtora marca um final irônico à saga de "Duke Nukem Forever", título com o maior tempo de desenvolvimento da história dos videogames. Sua produção foi iniciada em 1996 e o anúncio oficial veio no ano seguinte. Desde então, a 3D Realms adiou várias vezes o projeto, reiniciando-o algumas vezes com outros motores gráficos. Por conta disso, muitos até chegaram a considerá-lo uma "piada", ou até mesmo um "vaporware" - jogos que são anunciados e nunca saem, ou demoram uma eternidade para chegarem às lojas.

Em 2007, o título ressurgiu na forma de um pequeno trailer e neste ano a produtora chegou a comentar sobre o desenvolvimento do game, dando mais esperanças sobre o lançamento do título. Nos dias 26 e 27 de janeiro deste ano, uma versão avançada do game foi mostrada ao pessoal da Take-Two, segundo George Broussard, fundador do estúdio. Desde então, não houve mais atualizações sobre o assunto, tampouco sobre a reação da distribuidora ao progresso do time.

Em nota paralela a Apogee Software e a Deep Silver emitiram uma nota sobre o status de "Duke Nukem Trilogy", que está sendo produzido para PSP e Nintendo DS. As empresas asseguram que "não foram afetadas pela situação da 3D Realms. O desenvolvimento [da versão portátil] de 'Duke Nukem Trilogy' continua como planejado". A marca Apogee foi relançada pela 3D Realms durante a Electronic Entertainment Expo 2008 para ser a divisão de portáteis da companhia.
Mais
GDC: "Duke Nukem" para portáteis é mostrado em estágio inicial
"Duke Nukem Forever" está 90% pronto, sugere produtora
Há dez anos, "Duke Nukem Forever" era anunciado

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host