25/02/2010 - 22h21
Desenvolvedores têm mais memória livre no PS3
do Finalboss
Divulgação Com revisão no sistema operacional, desenvolvedores tem mais memória para usar nos jogos para PS3 |
Para os desenvolvedores, um dos grandes problemas enfrentados na hora de escrever um jogo para o PlayStation 3 era o tamanho ocupado na RAM pelo sistema operacional.
Originalmente, o gerenciador de recursos ocupava cerca de 120 MB entre memória RAM e XDR, e rapidamente esse tamanho foi reduzido para 96MB (64MB na XDR e 32MB na DDR). Só para referência, o sistema operacional do Xbox 360 ocupa apenas 32 MB atualmente.
No entanto, segundo documentos recentes da própria Sony, seus engenheiros conseguiram diminuir para 50 MB o espaço ocupado pelo sistema, mesmo após a adição de várias funções novas, como a XMB interna nos jogos. São usados 7 MB de memória local, mais 43 MB de memória principal.
É difícil imaginar como a Sony conseguiu diminuir tanto espaço utilizado pelo programa, mesmo após acrescentar funcionalidades. Uma boa explicação, porém, seria que a Sony antecipou uma eventual necessidade futura reservando mais memória do que realmente precisava na ocasião. Conforme eles foram otimizando o sistema operacional, mais e mais memória foi sendo devolvida aos desenvolvedores. Se ela tivesse reservado apenas o espaço necessário para ocupar o sistema inicial, a empresa precisaria fazer o caminho inverso, e tirar memória dos desenvolvedores.
Mais recursos
Patrick Seybold, diretor sênior de comunicação corporativa da Sony Computer Entertainment para os Estados Unidos, recentemente comentou sobre os esforços da companhia em aperfeiçoar o sistema. "Desde o lançamento do PlayStation 3, temos continuamente feito esforços para reforçar nosso sistema de suporte aos desenvolvedores, permitindo que eles expressem sua criatividade livremente no PlayStation 3. Como parte desse suporte ao desenvolvimento de jogos, o tamanho da memória ocupada pelo sistema operacional do PlayStation 3 foi reduzido através de atualizações para os desenvolvedores".
Embora 70 MB de memória seja um tamanho considerável, as mudanças ocorridas em jogos não deverão ser drásticas daqui para frente. Um desenvolvedor disse ao site Joystiq que "qualquer RAM a mais ajuda. De forma geral, isso provavelmente não vai mudar o design, mas talvez permita alguns efeitos extras de resolução ou luzes dinâmicas ou algo assim. Provavelmente, trará mais benefícios para os departamentos de sistemas e arte do que para o design/mecânica de jogo".