UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

24/03/2010 - 11h46

Capcom rejeita capoeirista em "Super Street Fighter IV"

do Finalboss

Divulgação

Hakan é lutador de yagli gures, que tira vantagem do óleo que espalha por seu corpo

Hakan é lutador de yagli gures, que tira vantagem do óleo que espalha por seu corpo

A Capcom revelou que o turco Hakan, o último lutador revelado do elenco do game de combate "Super Street Fighter IV", foi escolhido no lugar de um personagem que tinha a capoeira como disciplina marcial.

"As duas últimas ideias eram a capoeira brasileira e o yagli gures turco", explica o diretor de arte Toshiyuki Kamei.

"Para o cara da capoeira, tínhamos uma ideia interessante de movimentos no qual ele viraria de ponta-cabeça e atacaria, mas no final optamos por algo que não tínhamos feito antes, e foi assim que usamos o yagli gures", explica.

"Nós já tivemos um capoeirista em um de nossos títulos anteriores", acrescentou o diretor Takashi Tsukamoto, referindo-se à africana Elena de "Street Fighter III".

Escorregadio

O yagli gures é o esporte nacional da Turquia e uma luta que tem mais de 650 anos de tradição. Como a luta greco-romana, baseia-se em golpes de agarramento, mas as técnicas são radicalmente diferentes das do esporte olímpico.

É que na modalidade mais tradicional da luta turca, os competidores se besuntam de azeite, o que lhes impedem de usar golpes que dependam do atrito. A Capcom usou essa característica para tornar os movimentos de Hakan hilários, e com isso o personagem faz a linha cômica, como Rufus e Dan.

Capoeiristas não são muito comuns nos jogos de luta, mas os poucos que surgiram ao longo dos anos marcaram presença. Além de Elena de "Street Fighter III", a série "Tekken" tem dois representantes - Eddy Gordo e Christie Monteiro -, enquanto Richard Meyer e Bob Wilson são lembrados entre os veteranos de "Fatal Fury".

Reprodução
Blanka é um dos mais famosos personagens "brasileiros" dos games
BRASIL NOS GAMES
Revisado e ampliado

"Super Street Fighter IV" é uma edição melhorada de "Street Fighter IV", a ser lançada para Xbox 360 e PlayStation 3. A maior novidade desta versão é o acréscimo de dez novos personagens, incluindo dois inéditos: a praticante de taekwondo Juri e Hakan, que tem a luta-livre turca como disciplina.

O game também traz golpes inéditos para os lutadores já existentes (todos possuem dois Ultra Combos) e diversas melhorias nas partidas online e mecânica de jogo, visando a tornar as lutas mais equilibradas. "Super Street Fighter IV" está previsto para sair em 27 de abril.

Mais
"Super Street Fighter IV" terá edição especial nos EUA
Hakan é último lutador de "Super Street Fighter IV"
Lutadores de "Street Fighter III" voltam em "Super SF IV"

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host