UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

23/08/2007 - 11h26

Direto da GC: "Need for Speed" faz fumaça em "ProStreet"

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a Leipzig
Lá vai "Need for Speed" tentar mudar de ares novamente. Mas nem tanto: o assunto continua sendo as corridas de rua, ainda que a abordagem, em "ProStreet", pretende tratá-lo como uma cultura consolidada, repleta de eventos e até de revistas, e não mais como algo clandestino e até condenável. Por isso, o jogo propõe um desafio: tornar-se o maioral das ruas em corridas espalhadas ao redor do mundo.

Durante uma demonstração ao UOL e jornalistas europeus na Games Convention, Scott Nielsen, produtor de "Need for Speed ProStreet", disse que a idéia é realmente oferecer algo novo, e não apenas mudanças paliativas. Para tanto, além das já citadas pistas em diferentes locais do globo (Europa, Estados Unidos e Japão), pela primeira vez os carros sofrem danos. E danos consideráveis: um sistema procedural em tempo real faz com que o veículo sofra arranhões e perca peças pelo caminho (enquanto outras balançam), enquanto vidros quebram, junto com o capô. E, vale destacar, a performance do veículo é afetada pelos estragos. Um grande progresso, que já estava mais que na hora.

Além disso, a EA Games resolveu dedicar muita atenção à fumaça. Isso mesmo: os carros fazem fumaça com os pneus, seja branca, preta ou na cor da terra. E até que está bonito, principalmente quando todas se misturam. O tom é de brincadeira, mas a produtora investiu 18 meses de trabalho somente no sistema de partículas. Para Nielsen, a idéia é sempre fazer com que o jogador consiga distinguir um "Need for Speed" de outro somente olhando para ele; para alcançar tal feito em "ProStreet", além da fumaça e do dano nos carros, o visual está mais fotorrealístico do que nunca.

Realismo à parte, "Need for Speed" ainda continua como um meio-termo entre simulação e arcade. Agora, ao invés de montar somente um carro, prepara-se um veículo para cada categoria de corrida. E cada categoria, por sua vez, oferece peças e partes exclusivas para o tuning.

A sensação de velocidade é enorme, e Nielsen exalta, com o controle do Xbox 360 nas mãos, como o dispositivo de vibração reflete as imperfeições das pistas. Neste ponto, é questionado sobre a ausência do recurso no PlayStation 3. "Sou um grande fã do 'rumble' e torço para a Sony colocá-lo no PS3, mas por ora vamos usar o Sixaxis", explica em tom de lamento.

Sobre as versões para Wii e o modo online, o produtor preferiu não falar, dizendo que a Electronic Arts tem novidades a anunciar à respeito de ambos os tópicos nas próximas semanas. Por enquanto, as mudanças vistas na nova geração são louváveis e interessantes, capazes de renovar o fôlego da série uma vez mais.

"Need for Speed ProStreet" será lançado no final de outubro com versões para praticamente todos os videogames.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host