UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

07/11/2007 - 22h45

SBGames: jogo brasileiro ensina jovens à distância

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a São Leopoldo

Théo Azevedo/UOL

Leonardo Costa: curso que virou jogo para 'aprender brincando'

Leonardo Costa: curso que virou jogo para 'aprender brincando'

Existe quem ainda pense que os games não devem ser levados a sério. Certamente, estas pessoas deveriam conhecer o designer Leonardo Costa, 32, que se especializou em Computação Gráfica e Educação à Distância. "Gostava de jogos e tive a idéia de unir tecnologia, educação e game. Então, comecei a pensar em um curso parecido com um jogo", explica. Trocando em miúdos, ele acreditou que era possível aprender brincando (ou brincar e aprender, se você preferir).

Hoje, Costa lidera uma equipe de 12 pessoas que, com uma verba de R$ 200 mil, cedida pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), prepara "A Turma do Claudinho", um jogo utilizado pelo Senai para ensinar à distância jovens entre 14 e 16 anos. Dentre as disciplinas, estão Português, Matemática, Redação, Sociologia e Educação Ambiental.

Na verdade, inicialmente "A Turma do Claudinho" era para ser uma minissérie, mas a versão em Flash deu tão certo, que logo veio a verba da Finep para viabilizar planos maiores. "Como nosso público era jovem, sentimos a necessidade de usar um jogo". Ademais, é uma opção muito mais interativa.

O RPG, em Flash, incluía até mesmo rankings online e, para a versão completa, virou um adventure em primeira pessoa com direito a animações filmadas por um elenco de atores reais. De acordo com o enredo, o jovem estudante Claudinho encontra um livro mágico, desaparece e seus amigos precisam resolver uma série de enigmas para tentar encontrá-lo. Na segunda fase, por exemplo, é preciso entrar por uma porta, da escola, um funcionário da escola que faz a manutenção do local necessita de uma ferramenta para encontrá-la; o jogador tem que buscá-la, e aí entram questões sobre segurança no trabalho.

"A Turma do Claudinho" já foi empregado para ensinar jovens de cinco cidades do interior da Bahia e, com a nova versão, será distribuído em escolas do ensino médio. A principal missão do game, a social, já está sendo cumprida.
Mais
Palestra fala sobre emoções nos jogos na SBGames
Sony quer apoiar produtoras brasileiras de games
SBGames, a 'GDC tupiniquim', começa nesta quarta

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host