UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

08/11/2007 - 14h00

Designer de "Civilization" fala sobre IA no SBGames

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a São Leopoldo

Divulgação

Soren Johnson, designer da série 'Civilization', atualmente trabalha no jogo 'Spore'

Soren Johnson, designer da série 'Civilization', atualmente trabalha no jogo 'Spore'

Quando Soren Johnson fala sobre inteligência artificial, parece se referir a um ser que tem vida própria. É mais ou menos por aí: no entanto, durante uma palestra, no SBGames 2007, o designer, responsável pela inteligência artificial de "Civilization III" e "Civilization IV", deixa claro que não perde o foco, fazendo questão de afirmar que "quem deve se divertir é o jogador, e não a IA".

Em um game, a inteligência artificial é um corpo à parte. Na palestra de tom técnico, com slides de PowerPoint ilustrados por exemplos com linhas de programação, para um leigo no assunto, foi o que deu para captar. Para desenvolver a IA de "Civilization IV", foram necessárias 25 mil linhas de programação, uma pequeníssima parcela de todo o código do jogo, e está totalmente independente da "engine" principal, uma tecnologia que é literalmente o motor do game.

Para uma platéia formada em sua maioria por estudantes, acadêmicos e produtores, o designer, que deixou a Firaxis em abril deste ano e hoje trabalha na Electronic Arts, no projeto "Spore", o objetivo principal ao criar um sistema de inteligência artificial não é dificultar a vida do jogador. "Nós queremos que os jogadores ganhem ou, ao menos, entendam porque perderam".

Johnson levantou algumas questões específicas interessantes, como quanto às trapaças, por exemplo. Diga lá: especialmente em jogos de estratégia, você nunca sentiu que o CPU te passou para trás? Afinal, como seres humanos que somos, fazemos uma ação por vez e olhe lá; já uma máquina, em teoria, pode desempenhar várias. Para efeitos de amostra, em "Civilivation IV", jogadores podem trocar tecnologias gratuitamente ou por preços baratos; se o CPU fizer isso entre si, seria trapaça?
Sobre "Spore", ele não falou muito, a não ser que a inteligência artificial do jogo é menor que a de "Civilization" em linhas de código.

A propósito, a IA de "Civilization IV" está disponível para download gratuito no site oficial da 2K Games.
Mais
Grupo Indigente mostra trabalho no SBGames
Jogo brasileiro ensina jovens à distância
Palestra fala sobre emoções nos jogos na SBGames
Sony quer apoiar produtoras brasileiras de games
SBGames, a 'GDC tupiniquim', começa nesta quarta

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host