UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

08/11/2007 - 20h54

Revolução Francesa vira jogo brasileiro para educar

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a São Leopoldo

Divulgação

Ala dos baianos responsável pelo projeto 'Tríade'

Ala dos baianos responsável pelo projeto 'Tríade'

O que é que a Bahia tem? Tem um grupo formado por 22 pessoas que, sob a coordenação da professora Lynn Alves, apoiado pelo professor Durval Lordelo e com uma verba da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), está desenvolvendo um game para ensinar jovens a partir de 14 anos sobre a Revolução Francesa. Os "produtores" são estudantes de graduação e mestrado das mais diversas áreas, como design, história, computação etc., de Uneb (Universidade Estadual da Bahia), UCSal (Universidade Católica do Salvador) e Faculdades Jorge Amado.

Trata-se de "Tríade: Igualdade, Fraternidade, Liberdade", um RPG single-player que leva o jogador para a França do século 18, na pele de Jeane de Vallois, filha do nobre aristocrata Henry de Vallois e integrante do movimento pré-revolucionário.

"Escolhemos a Revolução Francesa como tema por ter sido um evento de repercussões internacionais e fundamental para a História da humanidade", explicou Gildeon Sena, um dos integrantes da equipe, durante palestra no SBGames. Nenhum deles tem formação específica em roteiro, então além de muita pesquisa, foi preciso contar com o essencial apoio de historiadores e pedagogos para viabilizar o projeto.

Crédito
"Tríade" quer recriar com precisão histórica eventos da Revolução Francesa...
Crédito
...em um jogo RPG gratuito e leve para rodar em qualquer computador.
A verba para o projeto é pequena: R$ 140 mil. Porém, mais difícil que administrá-la foi convencer os historiadores a aderir à causa: "Eles [os historiadores consultados] não conseguem admitir que seja possível ensinar História que não através de um livro", diz Lynn Alves.

Porém, "Tríade" segue firme e forte, com grandes planos: o game, que tem lançamento previsto para agosto de 2008, será gratuito, com distribuição prevista em escolas de Salvador. Mas, como será colocado para download, poderá ser adotado em outros lugares do país, dependendo da estrutura local, como configurações - será preciso pelo menos 128MB de RAM e placa de vídeo de 64MB.

Uma questão interessante é que, como em todo RPG que se preze, "Tríade" terá combates, algo que, por outro lado, é delicado de lidar quando se trata de um jogo com fins educacionais. De qualquer forma, a própria Revolução Francesa foi violenta, com decapitações e tudo o que se tem direito em termos de carnificina. Para completar, a equipe de desenvolvimento prepara finais diferentes para o evento histórico.
É esperar para ver (e aprender).
Mais
Cursos de games buscam formato ideal
Designer de "Civilization" fala sobre IA no SBGames
Grupo Indigente mostra trabalho no SBGames
Jogo brasileiro ensina jovens à distância
Palestra fala sobre emoções nos jogos na SBGames
Sony quer apoiar produtoras brasileiras de games
SBGames, a 'GDC tupiniquim', começa nesta quarta

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host