UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

03/12/2007 - 09h45

Fusão da Activision com Vivendi cria maior publisher do mundo

da Redação
Divulgação
Atualmente a Blizzard desenvolve a continuação de 'StarCraft'...
Divulgação
... e expansões para o RPG online 'World of Warcraft'
FOTOS DE 'WOW'
FOTOS DE 'STARCRAFT II'

O conglomerado de mídia de origem francesa Vivendi anunciou que sua divisão de jogos, a Vivendi Games (que tem entre suas subsidiárias a Blizzard Entertainment, de "World of Warcraft") será combinada com a Activision, a segunda maior distribuidora de jogos dos Estados Unidos. A nova empresa resultante da fusão, chamada Activision Blizzard, passará a ser a maior companhia de games do mundo, deixando para trás a atual líder, Electronic Arts.

A Activision Blizzard englobará algumas das mais conhecidas franquias dos games: "Guitar Hero", "Tony Hawk", "Call of Duty", "007" e "Homem-Aranha" pelo lado da Activision; e "Crash Bandicoot" e "Spyro the Dragon", por parte de Vivendi. Além disso, há as propriedades de grande sucesso da Blizzard, como "Diablo", "Starcraft" e, claro, "World of Warcraft".

De acordo com Mike Morhaine, executivo-chefe da Blizzard, a Vivendi entrou com o valor da divisão de games, US$ 8,1 bilhões, mais US$ 1,7 bilhão em dinheiro, para ter 52% da nova companhia. O atual executivo-chefe da Activision, Bobby Kotick, assumirá o mesmo cargo na Activision Blizzard, além de também ser presidente.

Apesar de a administração ser unificada, ambas as empresas manterão suas respectivas marcas, ou seja, os games produzidos pela Blizzard serão lançados com o nome da Blizzard Entertainment, enquanto as franquias detidas pela Actitivion sairão sob seu selo. Nada foi especificado sobre os jogos da Vivendi.

Repercussão e novidades

"(...) Eu penso que, na verdade, [a fusão] tira um pouco de pressão sobre nós", explica Morhaine. "Porque, quando você tem muitos pistões trabalhando, você não é dependente de uma coisa que acontece na agenda e outra coisa pode ser lançada, o que ajuda a nos dar tempo". Segundo o executivo, isso auxilia na filosofia da companhia de apenas lançar um game quando ele estiver realmente pronto.

Divulgação
O simulador musical 'Guitar Hero III' ao lado do combate de...
Crédito
...'Call of Duty 4' são sucessos recentes da Activision
FOTOS DE 'GUITAR HERO III'
FOTOS DE 'CALL OF DUTY 4'
Em nota oficial, a Blizzard disse que a fusão em nada muda a atuação: "Não haverá mudanças em nossos jogos, nosso site, nosso pessoal ou em nossas operações do dia-a-dia, em razão do acordo", disse a produtora em nota oficial.

No entanto, a empresa acredita que a combinação dos recursos beneficiará todas as companhias envolvidas e aumentará as habilidades da Blizzard em continuar a entregar conteúdos de alta qualidade para nossos jogadores ao redor do mundo por muitos anos.

A Activision, por sua vez, aproveitou para revelar alguns games que estão em produção, dentre eles "Guitar Hero IV" e "Call of Duty 5". Também vêm por aí mais games da linha "Tony Hawk" e "Marvel". Já a Blizzard tem nos planos uma nova série de jogos de corrida.

Outra sinergia gerada pela nova companhia deve ajudar a franquia "Guitar Hero", já que a Vivendi possui o selo musical Universal Music Group.

A junção das duas companhias deve ser completada em meados de 2008.
Mais
Fusão não muda produção da Blizzard, diz companhia
Activision planeja "Guitar Hero IV" e "Call of Duty 5"

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host