UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

21/02/2008 - 12h41

Pioneiros da indústria são aplaudidos em pé durante a GDC

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a San Francisco

Théo Azevedo/UOL

Ralph Baer recebe certificado pela criação do primeiro videogame na GDC 2008

Ralph Baer recebe certificado pela criação do primeiro videogame na GDC 2008

"Quem imaginava o que poderia acontecer? Foi totalmente imprevisível". Desta forma, Ralph Baer, inventor do primeiro videogame caseiro da história, respondeu à pergunta de um dos "nerds" que participaram de uma palestra muito especial da Game Developers Conference 2008. O rapaz questionara se Baer imaginava que o Brown Box seria o início de uma indústria bilionária.

A palestra, sobre os primórdios dos games, foi especial não apenas pela presença do senhor octagenário, de voz cansada, mas dono de um ótimo senso de humor, e cuja importância para a história do entretenimento eletrônico é inestimável; também estava por lá outro senhor, Allan Alcorn, designer da versão arcade de "Pong". Não é todo dia que dois nomes de tal quilate se reúnem - e, para fechar com chave de ouro, disputam uma partida de "tênis" no jurássico Brown Box.

Era engraçado ver um sujeito como Alcorn, que nem joga mais, dando conselhos a uma platéia de produtoras de jogos, baseando-se em "Pong". "A partida precisava acabar, então eu acrescentei o aumento da velocidade [da bolinha]. Se você não puder consertar algo, chame de diferencial", contava orgulhoso. "Eu acho que os videogames estão aqui pra ficar", sacramentou, antes de ser aplaudido de pé, após jurar que não acreditara no "crash" dos videogames, crise que quase acabou com esta forma de entretenimento, em 1983.

Mas o "grand finale" ainda estava por vir: foi quando um representante do Guiness Book, o Livro dos Recordes, subiu ao palco para reconhecer Ralph Baer pela invenção do primeiro console doméstico da história. Todos em pé para uma nova rodada de aplausos. Nada mais justo.
Mais GDC 2008
Gigantes formam consórcio para 'salvar o PC'
Empresas deixam novidades de lado para 'seduzir' produtores
Conferência da Microsoft destaca criadores independentes
Microsoft anuncia "Gears of War 2" para novembro de 2008
Celulares e 'compras' dominam início da GDC 2008

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host