UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

22/02/2008 - 11h37

"Prototype" transforma Nova York em caos generalizado

da Redação
Para Tim Bennison e Eric Holmes, produtor executivo e designer líder, respectivamente, "Prototype", previsto para PC, PlayStation 3 e Xbox 360, é o resultado do encontro entre Tom Clancy e Stephen King. Para quem viu a palestra sobre o projeto da Radical Entertainment ("Scarface", "The Simpsons: Hit & Run"), durante a Game Developers Conference 2008, trata-se de um sanguinário e empolgante jogo de ação ambientado em mundo aberto.

"Os jogadores se comportam mal em games de mundo aberto", disse Holmes, como que preparando a platéia para a demonstração que estava por vir. "Em tudo que você colocar no cenário ele vai mexer, quebrar", completou. O que a produtora fez, então, foi oferecer um jogo feito sob medida para este público.

Ambientado em Nova York, "Prototype" conta a história de Alex Mercer, um homem transformado numa arma biológica, assombrado por seu passado e que luta em uma guerra secreta. Ele, com seus poderes mutantes, é capaz de transformar-se em uma "réplica" perfeita daqueles que atravessam o seu caminho, roubando inclusive habilidades e poderes. Mas o processo é violento, pois ele devora suas vítimas.

Na demonstração feita pelos dois produtores, o objetivo era invadir uma base inimiga e, em seguida, localizar e eliminar criaturas mutantes conhecidas como Brawlers. Porém, nos 20 minutos que vieram a seguir, o que se viu foi um show de violência, com direito a decapitações, desmembramentos, vísceras e muito sangue, é claro. Não que seja ruim, pelo contrário: a liberdade de ação é empolgante. A cidade é enorme, tal qual a versão real, com edifícios de inúmeros andares.

Mercer parece um Homem-Aranha que não precisa de teias, pulando de alturas enormes em cima dos carros que passam pelas ruas, escalando edifícios caminhando pelas paredes, tudo com muita agilidade, velocidade e acrobacia. O protagonista se vê entre carros e pessoas e, nessa hora, nem os inocentes são poupados - "Prototype" se passa numa espécie de guerra entre Mercer, os infectados e os militares, mas muitos pedestres morrem durante a ação.

A história, segundo Bennison e Holmes, envolve muitas conspirações, mistérios e conflitos, mas a demonstração concentrou-se mesmo na ação, transformando Nova York em um caos generalizado, entre explosões, acidentes de trânsito, tiroteios etc. Tudo isso com direito a tanques e helicópteros, que o jogador pode controlar. As batalhas são freqüentes, e Mercer têm vários movimentos para finalizar os oponentes em grande estilo.

Para os produtores, que falam em "Prototype" como o início de uma nova geração de jogos ambientados em mundo aberto, não basta apenas criar uma nova experiência: é preciso oferecer mais. Contudo, embora o jogo seja pareça interessante, a demonstração não mostrou material suficiente para convencer os presentes de tantas expectativas. Mas é bom ficar de olho.
Mais GDC 2008
De EA e Spielberg, "Boom Blox" é bom quebra-cabeças
"Star Wars: Force Unleashed" mostra sua força na GDC
Pioneiros da indústria são aplaudidos em pé durante a GDC
Gigantes formam consórcio para 'salvar o PC'
Empresas deixam novidades de lado para 'seduzir' produtores
Conferência da Microsoft destaca criadores independentes
Microsoft anuncia "Gears of War 2" para novembro de 2008

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host