UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

04/04/2008 - 11h23

"Grand Theft Auto IV" é censurado na Austrália, diz jornal

da Redação
Segundo o blog Screen Play, ligado ao jornal The Sydney Morning Herald, a produtora Rockstar Games teve que produzir uma versão cortada de "Grand Theft Auto IV" para a Austrália.

A medida foi tomada para se adequar à classificação MA15+ do Office of Film and Literature Classification (OLFC), órgão responsável pela adequação etária de mídia por conteúdo na Austrália.

O MA15+ (não recomendado para menores de 15 anos) é a de maior restrição para games no país, ao contrário dos filmes, que possui a classificação R18+, restrito para adultos. Segundo o órgão, o jogo contém "forte violência, forte linguagem e fortes referências a sexo e drogas".

Ainda segundo o Screen Play, a Rockstar não quis declarar quais materiais foram eliminados do jogo. De acordo com um suposto documento feito pela BBFC - que foi retirado de seu site -, órgão de classificação etária do Reino Unido, "Grand Theft Auto IV" deve trazer cenas "sem detalhes" de sexo com prostitutas e danças eróticas, sem, no entanto, haver "nudez sexualizada".

A relação da série na Austrália é conturbada. Em 2001, milhares de cópias de "Grand Theft Auto III" foram vendidas antes de receber classificaçãoda OLFC. O selo foi negado, pelo ao fato de o game permitir interagir com prostitutas. O game só foi vendido depois de editado, assim como a edição "Vice City". Já "San Andreas" saiu sem cortes, mas teve que ser retirado das lojas depois do escândalo "Hot Coffee": o jogo trazia uma cena de sexo escondida, acessada apenas com equipamentos especiais que modificam o código do game. Depois de ser editado, voltou às lojas.

Nos Estados Unidos, "Grand Theft Auto IV" recebeu a classificação M (não recomendado a menores de 17 anos). Já no Reino Unido, Alemanha e Nova Zelândia, o jogo é restrito para adultos.

"Grand Theft Auto IV" conta a história de Niko Bellic, ex-criminoso do leste europeu que se muda para Liberty City, cidade inspirada em Nova York, para deixar sua vida bandida para trás. No entanto, os planos não irão conforme o desejado, e Niko deverá enfrentar a máfia para ajudar seu primo Roman Bellic a saldar uma dívida com a bandidagem de Liberty City.

O título utiliza o motor gráfico Rage e a tecnologia de física Euphoria, garantindo melhores animações e reações dos personagens, efeitos de ambiente na grande metrópole e muito mais. Mantendo a tradição da série, o jogador poderá explorar uma gigantesca e detalhadíssima área urbana, procurando missões paralelas - quase sempre bicos ilegais - ou até mesmo observando a vida na cidade virtual.

"Grand Theft Auto IV", título para Xbox 360 e PlayStation 3, está previsto para ser lançado mundialmente em 29 de abril.
Mais
"Grand Theft Auto IV" venderá 5,8 mi na 1ª semana
"Grand Theft Auto IV" tem cenas 'fortes', diz BBFC

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host