UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

15/07/2008 - 18h53

Nintendo faz coletiva divertida, mas de pouca novidade

da Redação

Divulgação

"Wii Sports Resort" foi uma das novidades da coletiva, tal como "Animal Crossing: City Folk"

"Wii Sports Resort" foi uma das novidades da coletiva, tal como "Animal Crossing: City Folk"

A Nintendo realizou nesta terça-feira (15) sua conferência na E3 nas dependências do Kodak Theater. A companhia não mencionou, mas a data é especial: há exatos 25 anos, o Famicom foi lançado no Japão. Esse é o console que ficou conhecido como NES nos Estados Unidos, e levou a companhia a ser sinônimo de videogame até a era do Nintendo 64.

A Nintendo fez um evento divertido, uma cena que se tornou comum desde que anunciou o Wii, atual console da empresa. Mais uma vez, focou os jogadores casuais, sua audiência consagrada na atual geração, mas também mostrou novidades para o público "hardcore", de entusiastas. Poucas, mas estavam lá.

A introdução coube a Cammie Dunaway, vice-presidente executiva de vendas e marketing da Nintendo para os Estados Unidos. Ela apresentou "Shaun White Snowboarding" e o atleta que dá nome ao game. Trata-se de um jogo que usa o Wii Balance Board, controle em forma de balança que vem junto com "Wii Fit".

Mudança de paradigma

Depois, veio Satoru Iwata, presidente mundial da companhia, proferir sua palestra. Ele recorda que falou na E3 pela primeira vez, há cinco anos, a companhia não vivia um bom momento - à época, amargava a última posição entre os consoles. Agora, ficou impressionado que o mercado respondeu rapidamente às mudanças, a ponto de a Nintendo vender milhões de "balanças de banheiro", fazendo piada com o controle de "Wii Fit".

Iwata focou no termo "mudança de paradigma", dizendo que o público potencial de jogadores expandiu e que agora há títulos que vendem bem por um longo período. Mas também faz questão de frisar que os jogadores tradicionais não serão esquecidos, e avisou que os times de "The Legend of Zelda" e "Mario" estão trabalhando em novos games, sem, no entanto, revelar detalhes.

Mas foram mesmo os jogos mais casuais as principais novidades da Nintendo nesta conferência, a começar com "Animal Crossing: City Folk", estréia do game de interação social para o Wii. A novidade é o chat de voz, possível através de um microfone chamado WiiSpeak.

UOL Jogos na E3 2008


Sucesso

Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo para os Estados Unidos, veio ao palco para falar, inicialmente, de números: o Nintendo DS, por exemplo, pode passar dos 100 milhões até março de 2009. Se as vendas do portátil em 2007 já bateram alguns recordes no ano passado, em 2008, o ritmo é, até agora, 12% maior, graças a "Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time" e "Explorers of Darkness". Por falar em "Pokémon", a franquia já vendeu 180 milhões de games. O Wii também vai bem e vendeu 10,2 milhões de unidades até agora nos Estados Unidos, apenas 100 mil atrás do Xbox 360, que foi lançado um ano antes.

Fils-Aime também quis diluir a imagem de que somente a Nintendo consegue obter altos lucros no Wii, dizendo que as produtoras independentes também estão "encontrando o sucesso" e preparando "dúzias e dúzias" de novos títulos. Três exemplos foram mostrados: "Star Wars: The Clone Wars", "Rayman Raving Rabbids TV Party" e "Call of Duty World at War".

Dunaway retorna para falar de games para o Nintendo DS. "Guitar Hero: On Tour", estréia do game musical para o portátil, vendeu 300 mil unidades na primeira semana, e a companhia anunciou uma nova versão, chamada "On Tour Decades", que permite compartilhar canções. Também revelou "Spore Creatures", "Pokémon Rangers Shadows of Almia" e "Grand Theft Auto: Chinatown Wars".

Mais precisão

Depois, Fils-Aime volta ao palco para anunciar o periférico Wii MotionPlus, que, conectado ao Wii Remote, promete trazer precisão e rapidez quase instantânea de resposta ao controle do Wii. O acessório virá com "Wii Sports Resort", coletânea de minigames que inclui arremesso de frisbee, jet ski e luta de espada de plástico. Nesta última modalidade, Films-Aime e Dunaway se enfrentaram, e o executivo levou a melhor no primeiro round. "Não me chamam de Regginator à toa", brincou, para logo depois levar o troco no assalto seguinte. "Talvez estejamos presenciando o nascimento da Caminator", concede. O game está previsto para sair no segundo trimestre de 2009.

Antes de despedir, Fils-Aime diz que os donos de Wii terão mais uma "experiência" nesse final de ano. Foi quando o telão mostrou uma bateria. Era "Wii Music", que estava sendo controlado por um baterista profissional. Os tambores e bumbos são tocados com o Wii Remote e o Nunchuk, e o Wii Balance Board é usado para repercutir o bumbo. Depois, apareceu Shigeru Miyamoto, pai de "Mario" e "Zelda", tocando saxofone. O criador explica que o game terá 50 instrumentos e que é possível fazer vídeos das performances. Para encerrar, chamou funcionários da Nintendo para formar uma "banda", que tocou o tradicional tema de "Mario".

No fim, Dunaway resumiu do que se trata o negócio da companhia: "A Nintendo simplesmente coloca mais sorrisos a mais faces". Fils-Aime terminou a apresentação dizendo que, quando o paradigma muda, é inevitável que a "imitação espreite na esquina", e que, para continuar na frente, é preciso buscar a "próxima vantagem".

A feira E3 Business & Media Summit 2008 segue até 17 de julho, com cobertura ao vivo do UOL.
Mais
Cobertura UOL da E3 2008

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host