UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

22/08/2008 - 16h17

Direto da GC: "The Sims 3" mostra personalidade

THÉO AZEVEDO
Enviado especial a Leipzig
Com mais de cem milhões de cópias vendidas, "The Sims" virou mania, febre, best-seller ou como se queira nomear. A questão é que chega uma hora em que cansa mandar o Sim ao banheiro ou acordá-lo para ir trabalhar. Por isso, "The Sims 3" vai se concentrar muito mais na personalidade dos seres virtuais e, de quebra, dar ao jogador uma cidade para explorar - que nem parece tão grande, mas já é maior que a vizinhança.

O UOL conversou com a produtora de "The Sims 3", Joanna Lio, e assistiu a uma demonstração do jogo no estande restrito à imprensa da Electronic Arts. Olhos desavisados podem nem diferenciar a terceira versão da anterior, à medida que não houve uma evolução visual significativa – ainda que as texturas e expressões faciais dos Sims estejam bem melhores. É que as mudanças são um pouco mais profundas.

Lio começou a demonstração controlando um político que promovia uma festa em sua luxuosa casa, à beira-mar. Agora cada Sim possui cinco características, sejam estas positivas ou negativas. Vale desde não gostar de crianças até ser vegetariano, e no caso do político, materialista, ambicioso e chegado a uma festinha, a personalidade fazia jus à carreira em questão.

De tempos em tempos, surgem diferentes desejos na vida dos Sims e, no caso do político, naquele momento ele queria fazer um discurso. Caso consiga cumprir os tais desejos, o jogador ganha pontos que servem para comprar coisas. Em suma, agora os seres cuidam de si, deixando o jogador se concentrar em explorar sua personalidade e, claro, conhecer outros Sims diferentes, o que soa muito mais interessante. O humor dos personagens muda em tempo real, adicionando tempero à mecânica.

Outra mudança está na carreira profissional. Se nas versões anteriores você mandava o Sim trabalhar, desta vez você o acompanha até o local e pode até determinar se naquele dia ele vai trabalhar duro ou ficar jogando conversa fora com os amigos. No caso do político, surgiu uma oportunidade de obter fundos ilegais para a sua campanha, que Lion aceitou (a pedidos insistentes dos presentes na sala de demonstração), e levou a pior, já que a falcatrua foi descoberta e o Sim demitido. Ao menos no universo virtual a impunidade parece não ter tanto espaço, mas deixa isso pra lá.

Criando um Sim

A produtora aproveitou para mostrar o poder da nova ferramenta de criação de Sims, bem mais abrangente que a de "The Sims 2". Na verdade, se o jogador realmente quiser ir a fundo, pode até mesmo customizar o nariz e até sobrancelha, dando vida (virtual) a alguns seres um tanto bizarros.

Além disso, agora é possível até mesmo criar Sims obesos, e escolher uma infinidade de trajes, alterando cores, estampas etc. Com isso fica difícil imaginar dois personagens exatamente iguais no game.

Uma pena que "The Sims 3" mantenha a tradição single-player da série, à exceção do desastroso "The Sims Online", e resuma sua porção online à troca de casas e outros objetos entre os jogadores.

Recentemente adiado, "The Sims 3" tem lançamento programado para 20 de fevereiro.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host