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14/10/2008 - 19h14

Barack Obama faz campanha em "Burnout Paradise"

da Redação
Conforme adiantado pelo site GamePolitics na semana passada, uma série de anúncios da campanha presidencial do senador Barack Obama pode ser conferida dentro do jogo "Burnout Paradise". A imagem do candidato a presidente dos EUA pode ser vista em diversos letreiros pela cidade virtual do jogo, em partidas online, com os dizeres "Early Voting Has Begun" - em referência a um processo de voto antecipado promovido por alguns estados do país, que permite que eleitores votem antes da data do pleito, pessoalmente ou por correio.

A propaganda só aparece para jogadores de alguns estados dos EUA, selecionados não apenas por possuírem tal sistema de Early Voting, mas por serem historicamente favoráveis a candidatos republicanos, hoje no caso do senador John McCain, ou por mostrarem altos números de eleitores indecisos. Questionada pelo site Gamespot, a Electronic Arts, distribuidora do jogo, confirmou que os estados de Ohio, Flórida, Iowa, Colorado, Indiana, Montana, Carolina do Norte, Novo México, Nevada e Wisconsin foram os escolhidos pelo comitê de Obama.

O site também esclareceu que a campanha online só está presente na versão para Xbox 360, que tem a publicidade gerenciada pela Massive Incorporated, subsidiária da Microsoft. A EA esclareceu que a agência de publicidade também ofereceu os serviços à campanha de McCain, mas não houve progresso na negociação. Já a Playstation Network tem sua publicidade administrada pela IGA Worldwide, que evitou tecer comentários sobre publicidade política.

Este é o primeiro grande caso de publicidade política registrado dentro do novo modelo de negócios para a propaganda em jogos online. É nitidamente um esforço captar votos de jovens adultos, mostrando Obama como um candidato moderno.

Curiosamente, ele foi apontado pelo partido democrata para disputar as eleições do próximo dia 4 de novembro, em vez da senadora Hillary Clinton, uma antiga opositora ao conteúdo adulto nos videogames - foi ela quem denunciou, em 2005, o jogo "Grand Theft Auto: San Andreas" para a Comissão de Comércio dos EUA sob acusação de conteúdo impróprio e liderou um comitê para tentar implementar o Family Entertainment Protection Act, lei que visava restringir a venda de jogos com conteúdo para maiores.

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