UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

10/11/2008 - 21h35

Em palestra, Sony fala sobre PlayStation no Brasil

SPENCER STACHI
Colaboração para o UOL, de Belo Horizonte

Spencer Stachi/UOL

O executivo Bruno Matzdorf deixou escapar detalhes sobre a linha PlayStation no Brasil

O executivo Bruno Matzdorf deixou escapar detalhes sobre a linha PlayStation no Brasil

Nesta segunda-feira (10), começou em Belo Horizonte o SBGames 2008, principal evento de pesquisa e desenvolvimento de jogos e entretenimento digital da América Latina. A maior atração do primeiro dia foi a palestra de profissionais da Sony, que falaram sobre os planos companhia para reforçar a marca PlayStation na América Latina.

Na edição anterior do SBGames, que aconteceu em São Leopoldo no ano passado, a Sony já havia anunciado planos de apoiar produtoras nacionais, atuando até mesmo nas faculdades com cursos especializados. Agora, a empresa deixa claro que já está à caça de produtores de conteúdo para PlayStation 2 e PSP.

Bruno Matzdorf, gerente de desenvolvimento de games da Sony para a América Latina, disse que não poderia falar sobre o suposto lançamento da linha PlayStation no Brasil, mas reafirmou o interesse da companhia no país, além de Argentina, Peru, Chile, México e Colômbia.

Porém, o executivo deixou escapar que, a partir de março do ano que vem, a Sony pretende montar uma estrutura física em dois países, sendo que Brasil e México devem ser os escolhidos. O responsável por este trâmite seria Mark Stanley, diretor geral da Sony para a América Latina, a quem caberia cuidar do lançamento da linha PlayStation e do contato com empresas e estudantes quando a estrutura estiver montada.

Primeiros passos

A primeira parceria entre Sony e Brasil foi firmada com Southlogic, de Porto Alegre, que possui o aval para desenvolver jogos para a plataforma PlayStation. Porém a Sony, não tem intenção de investir dinheiro em nenhuma empresa ou grupo de desenvolvimento, mas de apenas fornecer suporte. Quanto aos estudantes ou profissionais da área, a idéia é apresentá-los aos grandes publishers.

A companhia quer formar uma célula incubadora e dar total suporte aos envolvidos. "Sabemos que o brasileiro é um povo cheio de novas idéias e que basta pegar um pouco da inovação de títulos como 'Loco Roco', 'Lumines' e 'Puzzle Quest', adicionar novas idéias, e pronto: temos mais um grande título no mercado", disse Michael Foster, que atua no controle de qualidade. Ele completou: "Estamos muito otimistas e prontos para fazermos o que pudermos e ajudar o mercado da América Latina a crescer". A comitiva da Sony passará por grandes cidades brasileiras na próxima semana, incluindo Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, para observar até mesmo faculdades.

A plataforma escolhida para o início dos esforços foi o PSP, console de manuseio mais fácil e com um modelo de negócios sob medida - caso encontre um projeto bacana, a Sony poderia vendê-lo via PlayStation Store, sua loja virtual. "Ainda ofereceremos suporte via banner, e-mail marketing e podemos apresentá-lo para algum publisher que possa se interessar pelo jogo", explicou Chris Norden, que trabalha diretamente com a PlayStation Network.

A comitiva da Sony ainda trouxe consigo representantes de Foundation 9, Namco Bandai e Tecmo.

PlayStation 'made in Brazil'

Em setembro, o Conselho de Administração da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), aprovou a fabricação do PlayStation 2 nas instalações da Sony no Pólo Industrial de Manaus. O projeto envolveria um investimento fixo de R$ 504 mil e total de R$ 8,8 milhões, com produção prevista para o primeiro ano de 450 mil unidades, chegando ao montante de 520 mil no terceiro ano, e geração de 74 empregos.

A Sony do Brasil limitou-se a responder, através da assessoria, que comentaria a notícia no momento apropriado, mas não citou data.
Mais
Produção do PlayStation 2 e jogos no Brasil é aprovada
SBGames 2007: Sony quer apoiar produtoras brasileiras

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host