20/02/2009 - 11h09
Família PlayStation será lançada na América Latina
da Redação
Divulgação PlayStation 3 enfim será lançado na América Latina |
Nesta sexta-feira (20), a Sony anunciou que vai lançar os consoles PlayStation 2, PlayStation 3 e PSP em 13 países da América Latina. Através de um acordo de distribuição com a Sony Latin America, os serviços da família PlayStation serão disponibilizados na região, o que inclui acesso à rede online PlayStation Network, atualizações de software e outros serviços online. O Brasil ficou de fora da lista de países divulgada pela porta-voz Liz Archibald.
A relação inclui o seguintes países: Argentina, Chile, Colombia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru e Venezuela.
Apesar de o Brasil não estar incluso no acordo de distribuição, vale destacar que nos últimos dois anos a divisão de videogames da Sony estreitou relacionamento com o país, visitando-o para anunciar apoio oficial às produtoras de games e cursos especializados locais. Além disso, em 2008 foi aprovada a fabricação do PS2 em terras tupiniquins e anunciado o lançamento do console por aqui.
De acordo com o plano de entrada no mercado latino-americano explicado pela SCEA (Sony Computer Entertainment of America) no último mês de novembro, o Brasil faria parte de uma terceira fase do processo, ao lado de Uruguai e Paraguai.
"Identificamos que o mercado brasileiro é, provavelmente, a maior oportunidade para nós, e ele fará parte da terceira etapa das nossas instalações, que acontecerá entre março e maio de 2009", disse o vice-presidente de vendas da Sony Computer Entertainment America (SCEA), Ian Jackson, na oportunidade.
Ainda de acordo com as informações reveladas pela Sony, as outras duas fases englobariam exatamente doze dos treze países presentes na lista revelada pela porta-voz - o México é a única novidade - possivelmente indicando que que o novo anúncio se refere às duas primeiras fases comentadas por Ian Jackson em 2008.
Contatada pelo UOL Jogos, no entanto, a assessoria de imprensa da Sony no Brasil disse que ainda não existe nenhuma decisão específica sobre o assunto. A posição não tem nada de novo, já que a maioria das informações públicas e relevantes sobre PlayStation no Brasil, ironicamente, quase sempre vieram do exterior.
PlayStation Network com conteúdo local
De acordo com a companhia, a América Latina é um passo importante na missão de expandir a base instalada de PlayStation 3, que atualmente é de aproximadamente 22 milhões de aparelhos em todo o mundo, além de alardear a PS Network, que já conta com 17 milhões de usuários registrados, que acessam a rede on-line para jogar multiplayer e baixar conteúdo - pago ou não. "Esta expansão é resultado direto dos relatos que ouvimos da comunidade", explicou Mark Stanley, diretor e gerente geral da Sony na América Latina.
Nas próximas semanas, o PlayStation.com, site oficial da família PlayStation, vai oferecer uma versão feita especificamente para a região, com acesso ao blog oficial do PlayStation e páginas de cada um do consoles, além de acesso a fóruns.
Por enquanto, a Sony também não divulgou preços e datas de lançamento para os consoles na região.
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