UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

05/06/2009 - 11h16

Renovada, E3 recebe elogios e 41 mil visitantes

da Redação

Kevork Djansezian/AFP

Beatles Ringo Starr e Paul McCartney apareceram na conferência da Microsoft durante a E3 de 2009

Beatles Ringo Starr e Paul McCartney apareceram na conferência da Microsoft durante a E3 de 2009

A Entertainment Software Association (ESA), órgão que defende os interesses da indústria de games nos Estados Unidos e organiza a E3, afirmou que o evento deste ano teve mais de 41 mil visitantes. A feira é apenas para membros da indústria (produtoras, distribuidoras e lojistas) e imprensa.

Os números ombreiam com a "fase de ouro" da E3. Em 2006, o evento contou com 60 mil visitantes, mas, nos anos seguintes, entrou numa fase "intimista", cujo objetivo era uma relação mais estreita entre exibidores e imprensa e executivos. O público foi reduzido a cinco mil, e os estandes ficaram muito mais pobres em produção (e sem as famosas "booth babes", modelos contratadas para enfeitar o centro de exposição). Esse formato, que durou dois anos, foi motivo de reclamação dos participantes.

Agora, em 2009, a ESA parece ter encontrando um ponto de equilíbrio entre a "E3 dos bons tempos" e a "E3 intimista", trazendo de volta os aspectos de show (e com ele a animação), com estandes bem produzidos e a presença de "booth babes", mas sem tumultuar demais o objetivo primordial do evento: a realização de negócios e a cobertura da imprensa. Ou seja, teve circulação facilitada e menos filas nas cabines de testes aos jogos e aos produtos.

Impressão positiva

Assim, o evento deste ano também foi elogiado pelas produtoras. John Riccitiello, executivo-chefe da Electronic Arts, um dos mais ferozes críticos da "pequena" E3 dos anos anteriores, disse que a ESA organizou um "grande show para a indústria de games". "A E3 de 2009 refletiu a vitalidade, inovação e a presença global de uma indústria que cresce rapidamente. Estou ansioso pelo evento do ano seguinte". Por sinal, a E3 de 2010 já tem data marcada: está previsto para acontecer entre 15 e 17 de junho do ano que vem.

Já Ben Feder, presidente da Take-Two Interactive, acha que o evento deste ano reflete melhor o que o negócio de videogame representa. "Não é apenas uma exibição. Acho que projeta as características certas da indústria: crescimento e entusiasmo". Além disso, o volume de negócios foi o maior em cinco anos de evento. "Os lojistas estavam aqui - eram mais de cem, pelo que me falaram da última vez. E quando se fala em negócios com as publishers, a relação com os lojistas é uma coisa séria".

Por fim, Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo para os Estados Unidos, também aprovou a E3 deste ano. "Nos últimos dois anos, a feira foi muito pequena para o tamanho desta indústria. Desta vez, o evento parece na medida certa para mim: o pavilhão de exposições tem muita emoção e há muitas pessoas jogando. Enfim, gostei do tamanho e do estilo", disse o executivo ao UOL.

Veja todas as notícias da E3 na cobertura UOL.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host