UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

19/01/2010 - 08h10

Carioca faz sucesso com cosplay de heroína de "Metroid"

CLAUDIO PRANDONI
Da Redação

Arquivo pessoal/Thaís Fonseca

Thaís chamou atenção pelo elaborado cosplay de Samus, da série "Metroid"

Thaís chamou atenção pelo elaborado cosplay de Samus, da série "Metroid"

Originais de eventos de desenhos japoneses, os cosplayers, pessoas que se vestem igual a personagens fictícios ou não, já aparecem em eventos dos mais diversos, incluindo os focados em jogos eletrônicos, como a E3, a Tokyo Game Show e a orquestra Video Games Live.

Geralmente, os holofotes são reservados para os praticantes norte-americanos e japoneses, que costumam chamar atenção pelas fantasias detalhadas e parecidas com a obra original nos mínimos detalhes. Contudo, recentemente uma brasileira chamou atenção pelo impressionante cosplay de Samus Aran, protagonista da série "Metroid".

Thaís "Yuki" Fonseca, 26, não é nenhuma novata no ramo. Praticante de cosplay há cerca de nove anos, a moça já criou roupas baseadas em diversos jogos eletrônicos, desenhos animados e outros tipos de obras, como o musical "O Fantasma da Ópera".

O talento de Thaís é tão reconhecido pela comunidade cosplayer que ela já ganhou vários prêmios e foi convidada especial em eventos, incluindo até o VGL, do qual participou em três ocasiões. Neste mês de janeiro ela é finalista de um campeonato que acontece em São Paulo e atração em outra competição que acontece no México. Já em abril ela vai aos Estados Unidos, novamente como convidada.

Nos games, ela é fã principalmente das séries "Resident Evil", "Silent Hill", "Castlevania", "Final Fantasy" e "Metroid", o que acaba influenciando bastante seus cosplays.

UOL: É caro se dedicar ao cosplay?

Thaís "Yuki": Depende do tipo de roupa que você escolhe fazer. Alguns eu consigo fazer praticamente a custo zero, reaproveitando materiais, e costurando sozinha. Em média eu gasto uns R$150,00 em um cosplay completamente novo, não muito complexo.

UOL: Como você começou a se envolver com as competições oficiais de cosplay? O que você acha destes eventos?

Thaís: Competir nos concursos sempre foi parte da diversão pra mim, desde o meu primeiro cosplay. Eu gosto de poder interpretar o personagem no palco. Existem competições maiores que possuem uma infraestrutura maravilhosa, e as apresentações acabam se tornando um verdadeiro show.

UOL: Como você sustenta a produção de seus cosplays? A premiação dos eventos ajuda? Há patrocinadores interessados na área de cosplay?

Thaís: Eu produzo cosplays e outros tipos de figurinos sob encomenda. Poucos eventos possuem premiação em dinheiro mas, quando existe, esse tipo de prêmio ajuda bastante a cobrir os custos com novos cosplays. Infelizmente até agora ninguém se ofereceu para me patrocinar não.

Divulgação
Thaís vestida como Ada Wong, de "Resident Evil


UOL: Fale um pouco sobre sua experiência com os eventos internacionais.

Thaís: Sempre fui muito bem recebida nos países que visitei até agora. As pessoas tem sido muito receptivas e prestativas. Gostam de mostrar os pontos turísticos do lugar, as comidas típicas. Nessas viagens acabei fazendo muitos amigos com quem continuo mantendo contato.

UOL: Quais são os trabalhos que você mais se orgulha e quais foram os mais difíceis de realizar?

Thaís: Eu realmente me orgulho de todos, pois cada um é resultado de muito esforço meu e de pessoas queridas. Com certeza o mais difícil até hoje foi a Samus.

UOL: Fale sobre suas participações no Video Games Live.

Thaís: Um amigo meu faz parte da equipe de produção. Em um dos ensaios fomos lá mostrar algumas fotos para o Tommy Tallarico. Ele gostou dos nossos cosplays (meu e do Vingaard [colega de Thaís que se vestiu como o herói Cloud]) de "Final Fantasy VII", e fizemos uma participação na primeira edição brasileira do Video Games Live. Desde então, além do Sephiroth, eu já participei como Alucard ("Castlevania"), e Samus ("Metroid").

Acho que essa primeira vez foi a minha participação preferida, por que escutar One Winged Angel sendo executada ao vivo é algo impressionante. Foi incrível me sentir fazendo parte daquilo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host