UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

23/04/2010 - 04h01

Brasil terá escritório da Blizzard e "StarCraft II" traduzido

THÉO AZEVEDO
Enviado especial à Irvine

Divulgação

"StarCraft II" é o principal foco da Blizzard na vinda para o Brasil

"StarCraft II" é o principal foco da Blizzard na vinda para o Brasil

"Dedicada a criar as mais épicas experiências de entretenimento... de todas". Eis a filosofia por trás do trabalho da Blizzard, que após muita especulação prepara-se para, enfim, abrir um escritório no Brasil, em São Paulo. O primeiro lançamento será "StarCraft II", ansiada sequência de um dos maiores títulos de estratégia em tempo real da história, que chega totalmente em português, da dublagem às placas que aparecem em alguns dos cenários do jogo, passando pela sincronia labial nas animações.

"O Brasil é um dos maiores mercados para a Blizzard, tanto pela grande população quanto por ser o 5° mercado de PCs do mundo", explicou Steve Huot, diretor da Blizzard para a América Latina. "Os preços estão melhorando, assim como a qualidade da conexão via banda larga", completou.

Entretanto, quando o assunto é "World of WarCraft", o executivo ainda se esquiva, mantendo a posição costumeira da empresa em relação a um possível lançamento do RPG on-line no Brasil: "Na Blizzard, fazemos tudo da maneira certa, e vamos olhar para isso quando chegar o momento".

Se servir de consolo para os atuais jogadores de "World of WarCraft" no país, Huot confirmou que a empresa está montando um escritório por estas bandas, com pessoal para cuidar do relacionamento com a imprensa e com a comunidade, dentre outros cargos. Diante de tamanho investimento, parece que a Blizzard veio mesmo para ficar: "Temos pesquisado a América Latina nos últimos 18 meses e achamos que este mercado nunca foi tratado como merece. Vamos mostrar o 'jeito Blizzard' de fazê-lo".

Divulgação
Estátua de orc que enfeita o campus da Blizzard foi presente da Weta, estúdio por trás de "O Senhor dos Anéis"


Por fim, a Blizzard aproveitou para deixar claro que ainda não possui ou criou contas de Twitter relativas ao Brasil - recentemente, começaram a pipocar contas com o nome da empresa e de seus jogos. "O que tiver por aí é falso", resumiu Santiago Baranda, assessor de imprensa para a América Latina.

StarCraft II vem aí

Os oito lemas da Blizzard
Divulgação
A Blizzard é conhecida desenvolver poucos, porém excelentes games, que são lançados apenas quando atingem os rigorosos padrões de qualidade definidos pela empresa - caso contrário, são adiados ou até mesmo cancelados.

Cada funcionário carrega como um mantra os oito lemas da companhia:
1 - Jogabilidade em 1° lugar
2 - Comprometimento com a qualidade
3 - Cultive o seu geek interior
4 - Aprenda e cresça
5 - Lidere com responsabilidade
6 - Pense globalmente
7 - Jogue bem, jogue justo
8 - Cada voz é importante
Por enquanto, a Blizzard ainda não definiu como vai comercializar "StarCraft II" no país. De acordo com Huot, várias opções estão sendo estudadas, então é possível que o jogo ofereça diferentes pacotes atrelados ao acesso à Battle.net, plataforma que hospeda as partidas multiplayer.

Quanto ao lançamento - que, por sinal, ainda não tem data definida -, o objetivo é que aconteça simultaneamente aos Estados Unidos. Caso não seja possível, a Blizzard não pretende deixar os brasileiros esperando por muito tempo; "Queremos lançar 'StarCraft II' o mais próximo possível em relação ao resto do mundo", disse Huot.

Quanto à edição de colecionador, é possível que um número limitado também pinte em território tupiniquim, embora os detalhes ainda não tenham sido revelados - como, por exemplo, se todo o conteúdo da edição estaria em português, assim como na versão convencional.

Uma notícia que certamente vai alegrar a comunidade do esporte eletrônico no Brasil - e mesmo os fãs inveterados do RTS - é que as teclas de atalho da versão nacional serão idênticas às da versão norte-americana.

Quem tem boa memória, deve se lembrar que o "StarCraft" original comercializado por aqui mudava as teclas de atalho, dificultado a vida de muita gente.

O "efeito WoW"*
Divulgação
Antes de "World of WarCraft", a Blizzard possuía 400 funcionários; hoje, são mais de 4.600.

Veja mais números do RPG on-line:
5.500,000 linhas de código
70.167 feitiços
27 horas de música
37.537 NPCs
2.600 quests no jogo original
2.700 quests na expansão "The Burning Crusade"
2.350 quests na expansão "Wrath of the Lich King"
7.650 quests no total
4.7 milhões de gigabytes de dados enviados aos jogadores via patches
13.250 servidores em lâminas
2.584 game masters
10 idiomas diferentes em que o jogo está disponível
*Dados referentes a 2009


* O jornalista viajou a convite da Blizzard.
Mais
"Wings of Liberty" moderniza "StarCraft II"; leia impressões
Primeiras impressões: "StarCraft II" é fiel às origens
Entrevista: Blizzard cogitou raça nova em "StarCraft II"

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host