UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

02/05/2011 - 13h35

Sony diz que 10 milhões de contas da PSN tinham número de cartão de crédito

do Gamehall

Divulgação

Das 77 milhões de contas cadastradas na PlayStation Network, 10 milhões tinham dados de crédito

Das 77 milhões de contas cadastradas na PlayStation Network, 10 milhões tinham dados de crédito

Depois de muita especulação sobre o vazamento de dados dos cartões de crédito dos usuários da PlayStation Network terem vazado ou não, Kaz Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment Inc, declarou que 10 milhões de contas da rede tinham dados de cartões de crédito e que, mesmo não havendo provas, estes dados podem ter caído nas mãos de cibercriminosos.

A declaração foi feita durante a coletiva de imprensa realizada no Japão no último domingo, dia 1º de maio. Hirai fez um pedido formal de desculpas e disse que está trabalhando em parceria com empresas de segurança e operadoras de crédito para que os usuários da PSN não sejam prejudicados. Mesmo não havendo provas de falsas movimentações, Sony aconselha que os usuários fiquem de olho em suas faturas e informem a operadora de crédito caso alguma compra indevida apareça em sua conta.

O aviso está em linha com os conselhos de especialistas em segurança, pois mesmo que números de segurança não fossem armazenados nos servidores da PlayStation Network, é possível que esse detalhe possa ser conseguido por tentativa e acerto (técnica hacker também conhecida como 'Force Brute').

O retorno da rede

Nesta mesma coletiva de imprensa, a Sony Computer Entertainment e a Sony Network Entertainment International anunciaram que as principais funcionalidades da rede online do PlayStation 3 (e do PSP) serão restauradas na primeira semana de maio.

A data específica não foi divulgada, mas as companhias afirmam que a volta será por região. Também não foi informado a ordem de restauração da PlayStation Network e da Qriocity, o serviço online de música da Sony.

E como compensação pelos dias sem serviço, a companhia está lançando um programa de "boas vindas", no qual os usuários já existentes da PlayStation Network ganharão "conteúdos PlayStation" de graça. Detalhes não foram especificados. Também lhes serão oferecidos as vantagens do programa PlayStation Plus durante 30 dias (quem já é assinante terá gratuidade nesse período).

As funcionalidades que a PlayStation Network e a Qriocity terão de volta nesta semana incluem algumas das principais funções das redes, mas os serviços de compra, como a PlayStation Store, deverão demorar mais e estão previstos para recomeçar em algum dia deste mês.

A volta da PlayStation Network será acompanhada de uma atualização obrigatória de sistema que exigirá o registro de uma nova senha na conta da PSN. Essa troca de password só poderá ser feito na máquina usada para criar a conta ou através do e-mail associado ao cadastro.

Mais segurança

A Sony voltou a afirmar que "não há nenhuma evidência de que, até agora, dados de cartão de crédito tenham sido furtados", mas está "comprometida em ajudar os usuários a proteger seus dados pessoas e providenciará ofertas complementares", como o encaminhamento a serviços de proteção a roubos e "programas similares".

A companhia diz que, com a ajuda de empresas especializadas, executou diversas medidas para aumentar a segurança de sua rede online. Uma delas é a criação do posto de chefe de segurança da informação, que responde à Shinji Hasejima, chefe de informação da corporação Sony.

A nota da Sony diz que a companhia conduz uma investigação e trabalha com agentes da lei para identificar os cibercriminosos e tomar medidas legais.

"Esse ato criminoso contra nossa rede teve um impacto significativo não apenas para nossos usuários, mas em nossa indústria inteira. Esses ataques ilegais obviamente colocam em evidência o problema com a segurança na rede", afirmou Kazuo Hirai, presidente da Sony. "Rompeu-se a confiança de nosso público na PlayStation Network e Qriocity. Aprendemos lições nesse processo sobre a relação valiosa com nossos consumidores [...] e trabalharemos ainda mais para retomar a confiança deles em nós e em nossos serviços".

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host