UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

05/05/2011 - 17h26

Após 15 dias, PlayStation Network continua fora do ar; entenda o que aconteceu

RODRIGO GUERRA
Colaboração para o UOL
Lá se vão exatamente 15 dias desde que a rede online PSN saiu do ar, impedindo usuários de jogarem online com seus pobres PlayStation 3 e PSP, comprar itens na PS Store e, veja só, até mesmo comparar troféus com amigos e jogar títulos que exigem autenticação online, como "Bionic Commando Rearmed 2".

A confusão é grande e envolve não apenas a Sony, mas também o FBI, senadores americanos, grupos de hackers e até mesmo o Ministério da Justiça do Brasil. No meio dessa bagunça, a Sony prometeu que a rede voltaria a funcionar - ainda que parcialmente - nesta semana, mas não deu uma data precisa e ao menos até a publicação desta nota ela continuava em manutenção.

Para você entender direitinho tudo o que aconteceu com a Sony e a PSN nestas últimas semanas, resumimos os principais fatos na linha do tempo abaixo, devidamente acompanhada de links para as notícias completas.


ENTENDA O QUE ACONTECEU

Invasão Detectada (19 de abril)
Sony identifica uma atividade "não-autorizada" em sua rede. Quarto servidores (de um total de 130) são desativados e separados para serem investigados.

BAIXAS DA PRIMEIRA SEMANA
Divulgação
Com a falta da PSN, partidas online de "Portal 2" só funcionam via Steam
Crédito
Quem comprou "Socom 4" teve que se contentar com o modo solo
PSN Fora do Ar (20 de abril)
A Sony Network Entertainment of America encontra diversos indicativos de que os seus servidores foram invadidos, encontrado mais seis máquinas que poderiam ter sido comprometidas. Durante as investigações a empresa descobre que alguns dados foram transferidos para fora da rede. Mesmo não sabendo quais dados foram esses, a Sony derruba o sistema e contrata uma empresa especializada em "investigação forense" para averiguar o que aconteceu.

Páscoa Sem PSN (21 de abril)
Na véspera do feriado de Páscoa, a rede PlayStation Network continua fora do ar. Em comunicado em seu site oficial, a Sony diz que o serviço pode ficar fora do ar por dois dias. (leia mais).

FBI Entra em Ação (22 de abril)
A Sony notifica o FBI sobre a invasão à rede PlayStation Network e agenda uma reunião com o órgão para o dia 27 de abril. Dois dias depois do início das investigações, a empresa ainda não sabe determinar a gravidade da situação. A empresa diz que os problemas com a rede poderiam continuar pelo feriado (leia mais).

Invasores Sofisticados (23 de abril)
No final da noite o time de investigação confirma que os invasores usaram métodos "bastante sofisticados e agressivos para obter acesso não-autorizado, esconder sua presença dos administradores e conseguir privilégios nos servidores", o que inclui a possibilidade de apagar arquivos de log.

Reforço nas Investigações (24 de abril)
A SNEA contrata um terceiro time para ajudar na investigação e identificar o "escopo do roubo de dados".

Dados Vazados (25 de abril)
Os times de investigação confirmam que os dados de toda base de usuários da PlayStation Network (77 milhões de usuários) foi afetada, "entretanto, nem todas as informações dessas contas foram roubadas". As equipes não conseguiram assegurar se os dados de cartão de crédito também foram obtidos. Em nota no blog oficial do PlayStation, a empresa diz que está reconstruindo os servidores da PSN (leia mais).

OFFLINE
Veja o que é possivel fazer com o PS3 sem a rede PSN:
Jogar onlineNão, sem a rede é impossível jogar online
Jogar offlineSim, porém somente com games sem a necessidade de autenticação
Comprar jogosNão, sem a rede não é possível acessar a PS Store
Sincronizar TroféusNão, sem a PSN não é possível atualizar os troféus do PS3
Acessar a InternetSim, o navegador do PS3 não utiliza a rede PSN
Alterar dadosNão, sem a rede não é possível alterar ou apagar dados da PSN
Assistir a vídeosSim
Ouvir músicasSim

 

O Povo quer Saber (26 de abril)
A SNEA e a SCEA "coordenaram uma notificação pública da invasão", com uma mensagem no blog oficial do PlayStation confirmando que dados pessoais dos usuários foram obtidos e que, mesmo não havendo evidências de que os dados de cartão de crédito dos usuários, esta era uma possibilidade que não poderia ser descartada (leia mais) . A notificação foi enviada para diversos usuários da PSN e agências regulatórias dos estados de Nova Jersey, Maryland e New Hampshire.

Aviso às Autoridades (27 de abril)
A SNEA notifica agências regulatórias dos estados do Havaí, Louisiana, Maine, Massachussets, Nova York, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Virginia e Porto Rico. Os problemas da rede força a Sucker Punch aumentar o período dos testes beta de "InFamous 2" (leia mais). Além disso, a revista Forbes divulgou um estudo que estima que a Sony terá um prejuízo de US$ 24 bilhões (leia mais).

Investigação da Imprensa (28 de abril)
A Reuters descobre que a Sony pediu ajuda para o FBI . Segundo a agencia de notícias, autoridades do Canadá também vão ajudar no desenrolar das investigações.

Dados de Usuários à Venda? (29 de abril)
Especulações começam a surgir na internet. Um especialista de segurança disse ao site Cnet que dados de 2 milhões de usuários da PSN estariam à venda na internet. Operadoras de crédito, no entanto, afirmam que os dados de cartões ainda não foram utilizados. Na tentativa de deixar os usuários mais calmos, a Sony confirmou que os dados de usuários da PSN, como troféus, arquivos de save e lista não foram perdidos.

BEM-VINDO DE VOLTA
Reprodução
Quando a PSN voltar, todos usuários vão receber 1 mês de PS Plus
Pedido de Desculpas (1º de maio)
No Dia do Trabalho, Kaz Hirai, o presidente da Sony Computer Entertainemnt Inc, fez uma coletiva de imprensa para pedir desculpas aos usuários das redes online da empresa e informar que a rede voltará nesta semana. Hirai aproveitou o evento e anunciou o programa "Welcome Back" para compensar os usuários. No mesmo dia, a Sony Online Entertainment indentifica um arquivo em um de seus servidores, escrito por um invasor chamado "Anonymous" e com a mensagem "Nós Somos a Legião".

A Recusa de Depoimento no Senado (3 de maio)
Mesmo se negando a comparecer no senado norte-americano, a Sony informa que vai responder a todas as perguntas dos congressistas.

Problema Chega ao Brasil (4 de maio)
As preocupações com os problemas da PlayStation Netork chegam ao Brasil e a Secretaria de Direito Econômico, pede que a Sony do Brasil preste esclarecimentos sobre a quantidade de brasileiros que foram envolvidos no vazamento de dados da PSN.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host